Salud Mental Parental y Regulación Emocional Infantil Durante la Pandemia de Covid-19

Contenido principal del artículo

Cíntia Ribeiro Martins
Ana Carolina Lima Neiva
Andrea Figueiredo Bahia
Clara Xavier Oliveira
Maria Isabel Silva Cardoso
José Neander Silva Abreu

Resumen

La pandemia de coronavirus es un factor estresante para la salud mental de niños y adultos. Este estudio buscó comparar la ansiedad y depresión parental, antes y durante la cuarentena, así como analizar la relación entre estos indicadores y la regulación emocional de los niños. Participaron 69 responsables por niños entre 05 y 12 años. La coleta ocurrió antes y durante la pandemia. Hubo un aumento en los niveles de ansiedad y depresión parental en el aislamiento social. Hubo una correlación débil negativa entre la ansiedad parental con la regulación emocional total y con el factor de regulación emocional de los hijos. La ansiedad parental presentó una correlación positiva débil con la labilidad de los niños. Estos resultados caracterizan un “columpio emocional” de padres y hijos durante la cuarentena. Esta investigación contribuyó para un mapeo inicial de la salud psicologica y del desarrollo emocional de familias brasileñas en la pandemia.

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Detalles del artículo

Sección
ESPECIAL - Covid-19: Impacto psicológico em indivíduos, família e sociedade
Biografía del autor/a

Cíntia Ribeiro Martins, Universidade Federal da Bahia (UFBA)/ Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Possui Licenciatura (2005) e Formação em Psicologia (2006) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestrado em Psicologia (Psicologia Social) também pela UFPB (2008). Especialização em Avaliação Psicológica realizada pela UNIP (Universidade Paulista) em parceria com o Instituto de Avaliação Psicológica (IBAP), e cursa, atalamente, especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental no Instituto WP. Participa como pesquisadora colaboradora do Laboratório de Avaliação e Pesquisa em Saúde Mental e Personalidade (LabSAMP UFG). Atua como psicóloga clínica e na docência do Ensino Superior desde 2006. Tem experiência na área da Psicologia Clínica, Hospitalar, Social e em Avaliação Psicológica e Neuropsicológica. Ministrou cursos sobre técnicas e metodologias de pesquisa qualitativa (Análise de Conteúdo e Alceste) para pesquisadores da Universidade Federal do Goiás (UFG) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Participou do Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural e Vulnerabilidade Social durante 6 anos, dedicando-se a temas como: Cognição Social (crenças, atitudes e valores), Avaliação de Programas Sociais de Saúde, Bem-Estar Subjetivo, Coping, Resiliência, Suporte Social e Qualidade de Vida. Em 2008 foi aprovada em 3 lugar, no Concurso realizado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, na área de conhecimento Psicologia Social. Atualmente é coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade Nobre de Feira de Santana (FAN) e docente, ministrando as disciplinas: Psicologia Cognitiva, Técnicas Psicoterápicas II (Terapia Cognitiva), Estágio Supervisionado I e III (Psicologia Clínica Terapia Cognitivo-Comportamental), bem como também, orientando trabalhos de conclusão de curso.

José Neander Silva Abreu, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

 

 

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