Jung, Entrelinhas: Reflexões sobre os Fundamentos da Teoria Junguiana com Base no Estudo do Tema Individuação em Cartas

Conteúdo do artigo principal

Paola Vieitas Vergueiro

Resumo

O presente artigo é uma contribuição para o campo da Psicologia Analítica. O escopo do trabalho é a análise do conceito de individuação de Carl Gustav Jung. O objetivo do estudo é apontar alguns dos fundamentos científicos de sua teoria, bem como tecer considerações sobre certas questões conceituais. Para isso, analisaram-se os trechos associados aos conceitos “individuação” e “processo de individuação”, ao longo dos três volumes de Cartas, de Jung. A técnica utilizada para efetuar o exame desses volumes foi a de análise de conteúdo. Identificaram-se, nesses volumes, categorias com base nas quais se abordaram os conceitos. Os resultados evidenciam aspectos do conceito de individuação, assim como outros conceitos ainda não esclarecidos. Um resultado relevante é a coerência dos fundamentos do paradigma junguiano, encontrado nos volumes analisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

ALVES-MAZZOTTI, A J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Thomson, 1999.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002.

BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. T. Psicologias – uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002.

BYINGTON, C. A. B. Freud e Jung: o que a emoção não deixou reunir. Junguiana – Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, São Paulo: Sociedade, n. 1, 1983.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1995.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, S. Y. The landscape of qualitative research: theories and issues. Don: Sage Publications, 1998.

JAFFÉ, A. O mito do significado – na obra de C. G. Jung. São Paulo: Cultrix, 1995.

JUNG, C. G. Cartas I. Petrópolis: Vozes, 1999.

JUNG, C. G. Cartas II. Petrópolis: Vozes, 2002.

JUNG, C. G. Cartas III. Petrópolis: Vozes, 2003.

PENNA, E. M. D. Um estudo sobre o método de investigação da psique na obra de C. G. Jung. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.

PENNA, E. M. D. Jung e a pós-modernidade. Junguiana – Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, Rio de Janeiro, v. 24, n. 24, p. 15-24, 2006.

SAMUELS, A.; SHORTER, B.; PLAUT, F. Dicionário crítico de análise junguiana. Rio de Janeiro: Imago, 1988.

SERAPIONI, M. Métodos qualitativos e quantitativos na pesquisa social em saúde: algumas estratégias para a integração Ciênc. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 5, 2000.

SHARP, D. Léxico junguiano. São Paulo: Cultrix, 1991.

STEIN, M. O mapa da alma. São Paulo: Cultrix, 2006.

TRINCA, W. A etérea leveza da experiência. São Paulo: Siciliano, 1991.

TRINCA, W. O espaço mental do homem novo. São Paulo: Papirus, 1997. TURATO, E. R. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa. Construção teórico-epistemológica, discussão comparada e aplicação nas áreas da saúde e humanas. Petrópolis: Vozes, 2003.

VASCONCELOS, E. M. Complexidade e pesquisa interdisciplinar. Epistemologia e metodologia operativa. Petrópolis: Vozes, 2007.

ZOJA, L. Carl Gustav Jung como fenômeno histórico-cultural. Cadernos Junguianos, São Paulo, v. 1, n. 1, 2005.