Avaliação da Empatia em Crianças Participantes e Não Participantes de um Programa de Desenvolvimento Sociocognitivo

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Marisa Cosenza Rodrigues
Nathalie Nehmy Ribeiro

Resumo

A empatia parece ser aprimorada com o desenvolvimento de fatores sociocognitivos. O estudo investigou diferenças no grau de habilidades empáticas e quanto ao gênero em crianças participantes e não participantes de um programa de desenvolvimento sociocognitivo, implementado por docentes com o objetivo de promover a linguagem referente aos estados mentais e o processamento de informação social. A pesquisa envolveu 40 crianças de 7 anos (21 meninos e 19 meninas): 20 crianças participantes e 20 crianças não participantes do referido programa. Após o término do programa, aplicou-se individualmente a Escala de Empatia para Crianças e Adolescentes. Constatou-se 284 respostas (65%) empáticas no grupo participante e 244 respostas (55%) empáticas no grupo não participante sendo tal diferença significante, ou seja, o grupo-alvo do programa respondeu de forma mais empática. Quanto ao gênero, não foram encontradas diferenças significativas. Conclui-se que o programa implementado contribuiu indiretamente para o desenvolvimento das capacidades empáticas infantis.


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