Psicologia da Saúde e o Novo Paradigma: Novo Paradigma?

Conteúdo do artigo principal

Dinorah Gioia Martins
Armando Rocha Júnior

Resumo

Objetiva-se refletir sobre o modelo de profissional de Psicologia no Brasil. A saída dos psicólogos da clínica privada para uma preocupação maior com o contexto social traz um aumento de interesse na área da saúde, ampliando-se o espaço público e as demandas do contexto institucional. A Psicologia da Saúde surge, então, da necessidade de promover a saúde e de pensar o processo saúde-doença como um fenômeno social. Discutem-se a natureza da intervenção primária, secundária e terciária, os modelos de intervenção curativa e preventiva e o Paradigma emergente em oposição ao tradicional. Enfatiza-se necessidade de conhecer a Instituição, a realidade da Saúde Pública no Brasil, favorecendo uma visão crítica da Psicologia em relação ao adoecer, à hospitalização e às relações socioculturais. Conclui-se que a capacitação dos futuros profissionais deve enfatizar a especificidade de ação, possibilitar o desenvolvimento de reflexão crítica acerca do papel do psicólogo, de sua inserção e identidade profissional, numa visão biopsicossocial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Martins, D. G., & Júnior, A. R. (2001). Psicologia da Saúde e o Novo Paradigma: Novo Paradigma?. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 3(1), 35–42. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/1098
Seção
Artigos

Referências

ACHCAR, R. (org.) (1984) Psicólogo Brasileiro: práticas emergentes e desafios para a formação. São Paulo, Casa do Psicólogo.

BASTOS, A. V. B. (1990) mercado de Trabalho: uma velha questão e novos dados. Psicologia: Ciência e profissão, 10 (2,3,4) : 28-39.

BLEGER, J. (1984) Psico-higiene e Psicologia institucional. Porto Alegre, Artes Médicas.

CAPRA, F. (1995) O Ponto de Mutação. São Paulo, Cultrix.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (1988) Quem é o psicólogo brasileiro? São Paulo, Edicon.

KUHN, T. S. (1970) A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo, Perspectiva.

MATARAZZO, J. D. (1980) Behavioral Health and Behavioral Medicine. American Psychologist, 35 : 807-817

ROMANO, B. W. (1999) Princípios para a Prática da Psicologia Clínica em Hospitais. São Paulo, Casa do Psicólogo.

SANTOS, B. S. (1997) Um Discurso sobre as Ciências. Portugal, Afrontamento.