Julgamento de Estados Emocionais em Faces Esquemáticas por Meio da Música por Crianças
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente artigo avaliou o julgamento de emoções musicais por crianças pré-escolares e escolares. Utilizaram-se faces esquemáticas que representam os sentimentos de: alegria, raiva, medo, tristeza e espanto como instrumento não-verbal no julgamento de 14 trechos de músicas populares de estilos diferentes. A amostra foi constituída por 82 crianças com idade entre 5 e 9 anos. Cada criança deveria apontar a face que melhor representava a emoção expressa na música que havia ouvido. Resultados indicam que os fatores que apresentaram influência significativa nas escolhas das músicas pelos participantes foram a idade e o estilo de música. Crianças de todas as faixas etárias julgaram corretamente as cinco emoções nas músicas e a taxa de acerto aumenta com a idade. O padrão de julgamento por crianças de emoções expressas em músicas populares foi semelhante ao de outros estudos com músicas eruditas.
Descargas
Detalles del artículo
Los derechos de autor de los artículos publicados en Psicología: Teoría y Practica pertenecen a los autores, quienes otorgan a la Universidad Presbiteriana Mackenzie los derechos no exclusivos para publicar el contenido.
Citas
BRAND, E. Children’s Mental Musical Organizations as Highlighted by Their Singing Errors. Psychology of Music, Israel, v. 28, p. 62-80, 2000.
CUNNINGHAM, J. G.; STERLING, R. Development change in the understanding of affective meaning in music. Motivation and Emotion, v.12, p.399-413, 1988.
DALLA BELLA, S.; PERETZ, I.; ROUSSEAU, L.; GOSSELIN.; N. A Developmental study of the Affective value of Tempo and Mode in Music. Canadá, v. 80, p. B1- B10, 2001.
DEUTSCH, D. (edited). The Psychology of Music. New York: Academic Press, 1982.
DOLGIN, K. G.; ADELSON, E. H. Age Changes in the ability to interpret affect in sung and instrumentally-presented melodies. Psychology of Music, v.18, n.1, p.87-98, 1990.
EKMAN, P.; FRIESEN, W.V. Constants across cultures in the face and emotions. Journal of Personality and Social Psychology, San Francisco, v.17, n.2, p.124-29, 1971.
GIOMO, C. J. An Experimental Study of Children’s sensitivity to Mood in Music. Psychology of Music, Arizona, v.21, p.141-62, 1993.
GREGORY, A.; WORRALL, L.; SARGE, A. The Development of Emotional Responses to Music in Young Children. Motivation and Emotion, Manchester, v.20, n.4, 1996.
LIMA, M. T. Investigação da Percepção de Emoções em Músicas por crianças: Elaboração de Instrumento não-verbal. 1998. 99 p.+ anexos. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.
LIMA, M. T.; GODELI, M. R. C. S. Utilização de Faces Esquemáticas na Investigação da Percepção de Emoções em Músicas por crianças. In: CONGRESSO INTERNO DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 4., 1998, São Paulo. Resumos. São Paulo: USP, 1998.
MARQUETTI, G. P. Tchaikovski no recreio da pré- escola: Um estudo observacional do comportamento de crianças durante o recreio e em sala de aula. 1994. 111 p. + anexos. Dissertação(Mestrado em Psicologia)-Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.
TERWOGT, M. M.; VANGRINSVEN, F. Music expression of mood states. Psychology of Music, v.19,p.99-109,1991.