Comparative Study of Social Skills and Socio-Demographic Variables of Teachers
Main Article Content
Abstract
Downloads
Article Details
Copyright to articles published in The Journal Of Psychology: Theory and Practice belongs to the authors, who grant Mackenzie Presbyterian University the not exclusive rights to publish the content.
References
AKKARI, A. J. Structural schooling inequalities in Brazil: between state, privatization and descentralization. Educação & Sociedade, v. 22, n. 74, 2001.
ALBUINE, W. M.; GONÇALVES, R. V.; ABRANCHES, M. A. Relação professor-aluno do ensino fundamental (5ª a 8ª série) da rede particular do Município de Miraí. Revista Científica da Faminas, Muriaé, v. 3, n. 1, p. 551-563, 2006. Suplemento.
BANDURA, A. Social foundations of thought and action: a social cognitive theory. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1986.
BANDURA, A. et al. Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008.
CABALLO, V. E. El papel de las habilidades sociales en el desarrollo de las relaciones interpesonales. In: ZAMIGNANI, D. R. (Org.). Sobre comportamento e cognição. São Paulo: ARTBytes, 1997.
CABALLO, V. E. Técnicas de avaliação das habilidades sociais. In: CABALLO, V. E. (Org.). Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais. São Paulo: Santos, 2003. p. 113-180.
CARNEIRO, E. G.; ZIVIANI, C. R. A pessoa inteligente no mundo social. Psicologia Escolar e Educacional, v. 2, n. 2, p. 135-152, 1998.
COLL, C.; COLOMINA, R. Interação entre alunos e aprendizagem escolar. In: COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. (Org.) Desenvolvimento psicológico: psicologia da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. p. 298-314.
DELORS, J. Os quatro pilares da educação em Unesco. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: MEC; Cortez, 1999.
DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Psicologia das relações interpessoais: vivências para o trabalho em grupo. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. 231 p.
DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Psicologia das habilidades sociais: terapia e educação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2001a. 206 p.
DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Inventário de habilidades sociais (IHS-Del-Prette): manual de aplicação, apuração e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001b.
DEL PRETTE, Z. A. P. et al. Teacher social skills in classroom: a case study. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 11, n. 3, 1998.
FIGUEIRA, A. P. C. As orientações metodológicas dos professores: relação entre as dimensões da prática e a percepção dos resultados. Psicologia: Teoria e Prática, v. 9, n. 2, p. 47-72, 2007.
GERK-CARNEIRO, E. Inteligência social como vertente cognitiva da competência social. In: DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. (Org.). Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem: questões conceituais e metodológicas. Campinas: Alínea, 2003. 310 p.
MAIA, R. C. C. Inteligência e habilidades sociais em professores da educação infantil e ensino fundamental: um estudo comparativo. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, 2006.
MARTURANO, E. M.; LOUREIRO, S. R. O desenvolvimento socioemocional e as queixas escolares. In: Del Prette, A.; Del Prette, Z. A. P. (Org.). Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem: questões conceituais e metodológicas. Campinas: Alínea, 2003. 310 p.
MEIRELLES, R. As relações entre as medidas de habilidades sociais do professor do ensino fundamental II e seu desempenho social em sala de aula. 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
MELLO, G. N. Formação inicial de professores para a educação básica: uma (re)visão radical. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 1, 2000.
PAIVA, K. C. M.; MARQUES, A. L. Qualidade de vida, stress e situação de trabalho de profissionais docentes: uma comparação entre o público e o privado. In: ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO, 23., 1999. Anais... Foz do Iguaçu, 1999.
PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PERRENOUD, P. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Porto Alegre: Artmed, 2001.
PERRENOUD, P.; THURLER, M. G. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.
REIS, V. T. C. A influência das habilidades sociais na concepção de professores sobre a afetividade na aprendizagem. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, 2006.
RODRIGUES, M. S. et al. Professor e aluno: uma relação fascinante. In: JORNADA CIENTÍFICA CEULP/ULBRA, 5., 2005, Tocantins. Tocantins: Centro Luterano de Palmas, 2005.
SOARES, A. B.; CARDOZO, A. Processos cognitivos e habilidades sociais do professor no contexto educacional. Revista Científica do Centro Universitário de Barra Mansa, v. 8, p. 22-27, 2007.
XISTO, S. M. S. Professor universitário: inteligente ou habilidoso? 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia) –Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, 2002.