Rastreio de Alterações Cognitivas em Crianças com Tea: Estudo Piloto

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Letícia Sanches Tomazoli
Thaís Helena Ferreira Santos
Cibelle Albuquerque de la Higuera Amato
Fernanda Dreux Miranda Fernandes
Daniela Regina Molini-Avejonas

Resumo

Escalas e instrumentos de triagem padronizados vêm se mostrando ferra­mentas úteis e necessárias. Desta forma, o objetivo deste estudo foi verificar se o Ages & Stages Questionnaires (ASQ) é eficaz para rastrear alterações cognitivas em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), e se existem diferenças entre as res­postas dadas pelos cuidadores e terapeutas da criança. Foi utilizado o teste ASQ-3 “Resolução de Problema”, com perguntas sobre habilidades cognitivas. Os participan­tes foram 14 sujeitos, dos gêneros feminino e masculino e idade entre 48 e 71 meses com diagnóstico de TEA. Foi realizada a análise descritiva e estatística dos dados e não foram identificadas diferenças significativas entre grupos. O ASQ foi capaz de identificar as crianças com comprometimento cognitivo e mostrou-se ser um instrumento de fácil aplicação, rápido no preenchimento e com baixo custo, atributos ideais para uma fer­ramenta de avaliação em cuidados de saúde primários..


 

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Seção
Psicologia Clínica

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