Programas de habilidades socioemocionais para adolescentes de Ensino Médio: Uma revisão sistemática de artigos publicados entre 2013 e 2023

Conteúdo do artigo principal

Ana Paula Navarro de Vasconcellos
https://orcid.org/0000-0002-8818-7935
Dra. Liliana L. Wahba
https://orcid.org/0000-0002-6316-2010
Sofia Marques Viana Ulisses
https://orcid.org/0000-0002-7128-3672

Resumo

Esta revisão sistemática objetivou sintetizar e descrever as principais características e resultados de programas de desenvolvimento de habilidades socioemocionais aplicados em escolas de Ensino Médio, ou equivalente em outros países, com adolescentes entre 14 e 18 anos. A revisão foi feita por pares seguindo o método PRISMA 2020. As bases consultadas foram: PubMed, MedLine, SciELO e Lilacs, considerando publicações entre 2013 e 2023. Foram identificados inicialmente 1.290 registros e incluídos dez artigos que cumpriram os critérios de inclusão. Os estudos foram analisados de acordo com seus objetivos, delineamento metodológico, abordagem teórica e características, estratégias e principais resultados. Os resultados mostraram grande variedade de características e estratégias dos programas, bem como distintos critérios de avaliação de resultados pós-intervenção. Em 70% dos estudos, as intervenções duraram menos de um ano letivo, com número de encontros entre 8 e 26 sessões (80% com encontros semanais). 70% das intervenções foram facilitadas por professores da escola e 80% utilizaram estratégias interativas e vivenciais. Todos os estudos analisados adotaram método de investigação quantitativo com medidas pré e pós-teste com uso de instrumentos variados. A maioria deles (70%) objetivou avaliar a efetividade e efeitos das intervenções, entretanto apenas dois estudos (20%) realizaram follow-up após seis meses da conclusão da intervenção. Os estudos demonstram que intervenções escolares de habilidades socioemocionais são estratégias válidas para promoção de saúde mental de adolescentes de Ensino Médio. Indica-se a necessidade de estudos futuros para aprofundar a verificação de efetividade e eficácia dos programas, consolidando intervenções flexíveis para atender especificidades de diferentes populações, contextos e culturas, e que contem com critérios estruturados de avaliação de seus resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Psicologia e Educação
Biografia do Autor

Dra. Liliana L. Wahba, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Pós doutorado na FMUSP (2017). Atualmente é professor assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, diretora de psicologia - OSIP Ser em Cena e membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (SBPA) e membro da Academia Paulista de Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento da Personalidade e Simbolismos da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia analítica, psicologia junguiana, educação médica, criatividade, arte e cultura, arte e educação, cidades.

Sofia Marques Viana Ulisses, University of California, Riverside, Riverside, Califórnia, Estados Unidos

Doutoranda em Análise e Liderança de Políticas Educacionais na Universidade da Califórnia, Riverside, com bolsa de doutorado pleno Fulbright/Capes. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco e Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência de trabalho como psicóloga clínica e como pesquisadora em temas relacionados ao desenvolvimento de adolescentes, violência entre pares e saúde mental de adolescentes em escolas. Atualmente seu foco de pesquisa se situa na interface entre Psicologia e Políticas Educacionais com o objetivo de apoiar o desenvolvimento educacional e psicológico de crianças e adolescentes.

Referências

Barbosa, D., & Melo-Silva, L. L. (2023). Programas de intervenção em habilidades e competências socioemocionais: Revisão sistemática da literatura. Revista Psicologia em Pesquisa, 17(2), e34379. https://doi.org/10.34019/1982-1247.2023.v17.34379

Barbosa, D., Melo-Silva, L. L., & Lessa, J. P. A. (2023). Habilidades socioemocionais: Efeitos de uma intervenção em educação para a carreira. Revista Psicologia: Teoria e Prática, 25(3), ePTPPE14759. https://doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPPE14759.en

Black, D. L. (2022). Essentials of social emotional learning (SEL): The complete guide for schools and practioners. Wiley.

Blyth, D. A., Jones, S., & Borowski, T. (2018). SEL Frameworks – What are they and why are they important? Framework Briefs Introductory Series. Casel. https://casel.org/state-resource-center/frameworks-competencies-standards-and-guidelines/

Bono, G., Mangan, S., Fauteux, M., & Sender, J. (2020). A new approach to gratitude interventions in high schools that supports student wellbeing. The Journal of Positive Psychology, 15(5), 657-665. https://doi.org/10.1080/17439760.2020.1789712

Brantes, C. dos A. A., & Gondim, S. M. G. (2022). Competências socioemocionais no Ensino Fundamental: Uma revisão sistemática. SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.4798

Campos, J. R., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2018). Relações entre depressão, habilidades sociais, sexo e nível socioeconômico em grandes amostras de adolescentes. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 34, e3446. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3446

Carissoli, C., & Villani, D. (2019). Can videogames be used to promote emotional intelligence in teenagers? Results from EmotivaMente, a school program. Games for Health Journal, 8. https://doi.org/10.1089/g4h.2018.0148

Casali-Robalinho, I. G., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2015). Habilidades sociais como preditoras de problemas de comportamento em escolares. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 31, 321-330. https://doi.org/10.1590/0102-37722015032110321330

Cavioni, V., Grazzani, I., & Ornaghi, V. (2020). Mental health promotion in schools: A comprehensive theoretical framework. International Journal of Emotional Education, 12(1), 65-82. https://eric.ed.gov/?id=EJ1251771

Cefai, C., Camilleri, L., Bartolo, P., Grazzani, I., Cavioni, V., Conte, E., Ornaghi, V., Agliati, A., Gandellini, S., Tatalovic Vorkapic, S., Poulou, M., Martinsone, B., Stokenberga, I., Simões, C., Santos, M., & Colomeischi, A. A. (2022). The effectiveness of a school-based, universal mental health programme in six European countries. Frontiers in Psychology, 13. https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2022.925614

Ciarrochi, J., Heaven, P., & Supavadeeprasit, S. (2008). The link between emotion identification skills and socio-emotional functioning in early adolescence: A 1-year longitudinal study. Journal of Adolescence, 31, 565-582. https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2007.10.004

Cipriano, C., Strambler, M. J., Naples, L. H., Ha, C., Kirk, M., Wood, M., Sehgal, K., Zieher, A. K., Eveleigh, A., McCarthy, M., Funaro, M., Ponnock, A., Chow, J. C., & Durlak, J. (2023). The state of evidence for social and emotional learning: A contemporary meta-analysis of universal school-based SEL interventions. Child Development, 94(5), p. 1181-1204. https://doi.org/10.1111/cdev.13968

Coelho, C., & Dell’Aglio, D. D. (2019). Clima escolar e satisfação com a escola entre adolescentes de ensino médio. Psicologia: Teoria e Prática, 21(1), 265-281. https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n1p265-281

Coelho, V., Sousa, V., Raimundo, R., & Figueira, A. (2017). The impact of a Portuguese middle school social-emotional learning program. Health Promotion International, 32(2), 292-300. https://doi.org/10.1093/heapro/dav064

Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning. (2020). CASEL’s SEL Framework: What are the core competence areas and where are they promoted? Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning (Casel). https://casel.org/casel-sel-framework-11-2020/

Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning. (2003). Safe and sound: An educational leader’s guide to evidence-based Social and Emotional Learning (SEL) programs. Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning. https://eric.ed.gov/?id=ED505372

Colomeischi, A. A., Duca, D. S., Bujor, L., Rusu, P. P., Grazzani, I., & Cavioni, V. (2022). Impact of a school mental health program on children’s and adolescents’ socio-emotional skills and psychosocial difficulties. Children, 9(11), 1661. https://doi.org/10.3390/children9111661

Damásio, B. F. (2017). Mensurando habilidades socioemocionais de crianças e adolescentes: Desenvolvimento e validação de uma bateria (Nota Técnica). Trends in Psychology, 25, 2043-2050. https://www.scielo.br/j/tpsy/a/8GQ4S98vnn57VxzJznjz3VR/abstract/?lang=pt

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2017). Competência social e habilidades sociais: Manual teórico-prático. Vozes.

Dowling, K., Simpkin, A. J., & Barry, M. M. (2019). A Cluster Randomized-Controlled Trial of the MindOut Social and Emotional Learning Program for Disadvantaged Post-Primary School Students. Journal of Youth and Adolescence, 48(7), 1245-1263. https://doi.org/10.1007/s10964-019-00987-3

Duarte, P. M., & Araújo, U. F. (2022). As competências e habilidades socioemocionais: Origens, conceitos, nomenclaturas e perspectivas teóricas. Eccos - Revista Científica, (63), e23287. https://doi.org/10.5585/eccos.n63.23287

Durlak, J. A., Mahoney, J. L., & Boyle, A. E. (2022). What we know, and what we need to find out about universal, school-based social and emotional learning programs for children and adolescents: A review of meta-analyses and directions for future research. Psychological Bulletin, 148(11-12), 765-782. https://doi.org/10.1037/bul0000383

Durlak, J. A., Weissberg, R. P., Dymnicki, A. B., Taylor, R. D., & Schellinger, K. B. (2011). The impact of enhancing students’ social and emotional learning: A meta-analysis of school-based universal interventions. Child Development, 82(1), 405-432. https://doi.org/10.1111/j.1467-8624.2010.01564.x

Falcó, R., Marzo, J. C., & Piqueras, J. A. (2020). La covitalidad como factor protector ante problemas interiorizados y exteriorizados en adolescentes españoles. Psicología Conductual, 28(3), 393-413. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7695389

Flynn, D., Joyce, M., Weihrauch, M., & Corcoran, P. (2018). Innovations in Practice: Dialectical behaviour therapy – skills training for emotional problem solving for adolescents (DBT STEPS-A): evaluation of a pilot implementation in Irish post-primary schools. Child and Adolescent Mental Health, 23(4), 376-380. https://doi.org/10.1111/camh.12284

Koszałka-Silska, A., Korcz, A., & Wiza, A. (2021). The impact of physical education based on the adventure education programme on self-esteem and social competences of adolescent boys. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(6), 3021. https://doi.org/10.3390/ijerph18063021

Martins, C., & Wechsler, S. (2020). Competências socioemocionais: O estado da área nas publicações ibero-latinas. Archives of Health Investigation, 9(4). https://doi.org/10.21270/archi.v9i4.5067

McCallops, K., Barnes, T. N., Berte, I., Fenniman, J., Jones, I., Navon, R., & Nelson, M. (2019). Incorporating culturally responsive pedagogy within social-emotional learning interventions in urban schools: An international systematic review. International Journal of Educational Research, 94, 11-28. https://doi.org/10.1016/j.ijer.2019.02.007

Mogro-Wilson, C., & Tredinnick, L. (2020). Influencing social and emotional awareness and empathy with a visual arts and music intervention for adolescents. Children & Schools, 42(2), 111-119. https://doi.org/10.1093/cs/cdaa008

Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., & Altman, D. G. (2009). Preferred reporting items for sstematic reviews and meta-analyses: The Prisma Statement. PLoS Medicine, 6(7), e1000097. https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097

Munn, Z., Stern, C., Aromataris, E., Lockwood, C., & Jordan, Z. (2018). What kind of systematic review should I conduct? A proposed typology and guidance for systematic reviewers in the medical and health sciences. BMC Medical Research Methodology, 18(5). https://doi.org/10.1186/s12874-017-0468-4

Oliveira, P. V., & Muszkat, M. (2021). Revisão integrativa sobre métodos e estratégias para promoção de habilidades socioemocionais. Revista Psicopedagogia, 38(115). http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862021000100009

Page, M. J., McKenzie, J. E., Bossuyt, P. M., Boutron, I., Hoffmann, T. C., Mulrow, C. D., Shamseer, L., Tetzlaff, J. M., Akl, E. A., Brennan, S. E., Chou, R., Glanville, J., Grimshaw, J. M., Hróbjartsson, A., Lalu, M. M., Li, T., Loder, E. W., Mayo-Wilson, E., McDonald, S., … Moher, D. (2021). The PRISMA 2020 statement: An updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ, 71. https://doi.org/10.1136/bmj.n71

Pannebakker, F. D., Van Genugten, L., Diekstra, R. F. W., Gravesteijn, C., Fekkes, M., Kuiper, R., & Kocken, P. L. (2019). A social gradient in the effects of the skills for life program on self-efficacy and mental wellbeing of adolescent students. Journal of School Health, 89(7), 587-595. https://doi.org/10.1111/josh.12779

Paricio, D., Rodrigo, M. F., Viguer, P., & Herrera, M. (2020). Positive adolescent development: Effects of a psychosocial intervention program in a rural setting. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(18), 6784. https://doi.org/10.3390/ijerph17186784

Pedrini, L., Meloni, S., Lanfredi, M., & Rossi, R. (2022). School-based interventions to improve emotional regulation skills in adolescent students: A systematic review. Journal of Adolescence, 94(8), 1051-1067. https://doi.org/10.1002/jad.12090

Pollak, I., Mitic, M., Birchwood, J., Dörfler, S., Krammer, I., Rogers, J. C., Schek, E. J., Schrank, B., Stiehl, K. A. M., & Woodcock, K. A. (2023). A systematic review of intervention programs promoting peer relationships among children and adolescents: Methods and targets used in effective programs. Adolescent Research Review, 8(3), 297-321. https://doi.org/10.1007/s40894-022-00195-4

Rodrigues, A. da S., Feitosa, F. B., Wagner, M. F., Pedroso, R., Rodríguez, T. D. M., & Bezerra, G. S. (2021). Treinamento de habilidades sociais na promoção da autoestima em adolescentes. Research, Society and Development, 10(2), e10710212212. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12212

Rubiales, J., Russo, D., Paneiva, J. P., González, R., Rubiales, J., Russo, D., Paneiva, J. P., & González, R. (2018). Revisión sistemática sobre los programas de Entrenamiento Socioemocional para niños y adolescentes de 6 a 18 años publicados entre 2011 y 2015. Revista Costarricense de Psicología, 37(2), 163-186. https://doi.org/10.22544/rcps.v37i02.05

Ruiz-Aranda, D., Castillo, R., Salguero, J. M., Cabello, R., Fernández-Berrocal, P., & Balluerka, N. (2012). Short- and midterm effects of emotional intelligence training on adolescent mental health. The Journal of Adolescent Health: Official Publication of the Society for Adolescent Medicine, 51(5), 462-467. https://doi.org/10.1016/j.jadohealth.2012.02.003

Sánchez-SanSegundo, M., Ferrer-Cascales, R., Albaladejo-Blazquez, N., Alarcó-Rosales, R., Bowes, N., & Ruiz-Robledillo, N. (2020). Effectiveness of the reasoning and rehabilitation V2 programme for improving personal and social skills in Spanish adolescent students. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(9), 3040. https://doi.org/10.3390/ijerph17093040

Santos, G. G. B. dos, Soares, A. B., & Bastos, R. V. S. (2021). Efeitos de um treinamento de habilidades sociais sobre o clima escolar. Psicologia: Teoria e Prática, 23(2), 1-23. http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPPE13553

Singh, N., & Duraiappah, A. (2020). Rethinking learning: A review of social and emotional learning frameworks for education systems. Unesco MGIEP. https://learningportal.iiep.unesco.org/es/biblioteca/rethinking-learning-a-review-of-social-and-emotional-learning-for-education-systems

Skoog-Hoffman, A., Ackerman, C., Boyle, A., Schwartz, H., Williams, B., Jagers, R., Dusenbury, L., Greenberg, M., Mahoney, J., Schonert-Reichl, K., & Weissberg, R. (2020). Evidence-based social and emotional learning programs: Casel Criteria Updates and Rationale. Casel. https://casel.org/11_casel-program-criteria-rationale/?view=true

Stalker, K. C., Wu, Q., Evans, C. B. R., & Smokowski, P. R. (2018). The impact of the positive action program on substance use, aggression, and psychological functioning: Is school climate a mechanism of change? Children and Youth Services Review, 84, 143-151. https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2017.11.020

Sterne, J. A. C., Savović, J., Page, M. J., Elbers, R. G., Blencowe, N. S., Boutron, I., Cates, C. J., Cheng, H.-Y., Corbett, M. S., Eldridge, S. M., Hernán, M. A., Hopewell, S., Hróbjartsson, A., Junqueira, D. R., Jüni, P., Kirkham, J. J., Lasserson, T., Li, T., McAleenan, A., ... Higgins, J. P. T. (2019). RoB 2: A revised tool for assessing risk of bias in randomised trials. BMJ, 366, l4898.

Sterne, J. A. C., Hernán, M. A., Reeves, B. C., Savović, J., Berkman, N. D., Viswanathan, M., Henry, D., Altman, D. G., Ansari, M. T., Boutron, I., Carpenter, J. R., Chan, A.-W., Churchill, R., Deeks, J. J., Hróbjartsson, A., Kirkham, J., Jüni, P., Loke, Y. K., Pigott, T. D., ... Higgins, J. P. T. (2016). ROBINS-I: A tool for assessing risk of bias in non-randomized studies of interventions. BMJ, 355, i4919. https://doi.org/10.1136/bmj.i4919

Taylor, R. D., Oberle, E., Durlak, J. A., & Weissberg, R. P. (2017). Promoting positive youth development through school-based social and emotional learning interventions: A meta-analysis of follow-up effects. Child Development, 88(4), 1156-1171. https://doi.org/10.1111/cdev.12864

United Nations. (2015). Transforming our world: The 2030 Agenda for Sustainable Development–A/RES/70/1. United Nations. https://www.un.org/en/development/desa/population/migration/generalassembly/docs/globalcompact/A_RES_70_1_E.pdf