Programas de habilidades socioemocionais para adolescentes de Ensino Médio: Uma revisão sistemática de artigos publicados entre 2013 e 2023
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Resumo
Esta revisão sistemática objetivou sintetizar e descrever as principais características e resultados de programas de desenvolvimento de habilidades socioemocionais aplicados em escolas de Ensino Médio, ou equivalente em outros países, com adolescentes entre 14 e 18 anos. A revisão foi feita por pares seguindo o método PRISMA 2020. As bases consultadas foram: PubMed, MedLine, SciELO e Lilacs, considerando publicações entre 2013 e 2023. Foram identificados inicialmente 1.290 registros e incluídos dez artigos que cumpriram os critérios de inclusão. Os estudos foram analisados de acordo com seus objetivos, delineamento metodológico, abordagem teórica e características, estratégias e principais resultados. Os resultados mostraram grande variedade de características e estratégias dos programas, bem como distintos critérios de avaliação de resultados pós-intervenção. Em 70% dos estudos, as intervenções duraram menos de um ano letivo, com número de encontros entre 8 e 26 sessões (80% com encontros semanais). 70% das intervenções foram facilitadas por professores da escola e 80% utilizaram estratégias interativas e vivenciais. Todos os estudos analisados adotaram método de investigação quantitativo com medidas pré e pós-teste com uso de instrumentos variados. A maioria deles (70%) objetivou avaliar a efetividade e efeitos das intervenções, entretanto apenas dois estudos (20%) realizaram follow-up após seis meses da conclusão da intervenção. Os estudos demonstram que intervenções escolares de habilidades socioemocionais são estratégias válidas para promoção de saúde mental de adolescentes de Ensino Médio. Indica-se a necessidade de estudos futuros para aprofundar a verificação de efetividade e eficácia dos programas, consolidando intervenções flexíveis para atender especificidades de diferentes populações, contextos e culturas, e que contem com critérios estruturados de avaliação de seus resultados.
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