Abrigos para Crianças Vítimas de Violência Doméstica: Funcionamento Relatado pelas Crianças e pelos Dirigentes

Conteúdo do artigo principal

Cynthia Granja Prada
Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams
Lídia Natália Dobrianskyj Weber

Resumo

Os abrigos para crianças vítimas de violência doméstica foram alvos de vários estudos no Brasil, em razão da falta de qualidade no atendimento às crianças. Após a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os abrigos foram gradualmente reformulados e os estudos passaram a avaliar a qualidade dessas instituições. Este estudo teve por finalidade analisar a rotina de funcionamento de abrigos das cidades de Curitiba e Santos. Em Curitiba participaram 30 crianças abrigadas em um abrigo tradicional e um do tipo casa lar, e os responsáveis por essas instituições; em Santos participaram dirigentes de cinco instituições de abrigo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista com os dirigentes e com as crianças. Constatou-se que indicadores como número reduzido de crianças por cuidador eram respeitados na maioria deles. Contudo, quesitos como o respeito à individualidade e inserção na comunidade ainda não foram concretizados por todas as instituições. E por fim constatou-se presença de punição em um dos abrigos analisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

ALTOÉ, S. Os processos disciplinares nos internatos de menores. In: RIZZINI, I. (Org.). O menor em debate. Rio de Janeiro: Espaço – Cadernos de Cultura da Universidade Santa Úrsula, 1985.

ALTOÉ, S. Infâncias perdidas. Rio de Janeiro: Xenon, 1990.

ALTOÉ, S. ; RIZZINI, I. Sobre as relações afetivas nos internatos para menores. In: RIZZINI, I. (Org.). O menor em debate. Rio de Janeiro: Espaço – Cadernos de Cultura da Universidade Santa Úrsula, 1985.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. 13. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

CAMPOS, A. V. D. S. Menor institucionalizado: um desafio para a sociedade. 1981. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1981.

CARDOSO DE MELLO, A. C. M. P. O brincar de crianças vítimas de violência física doméstica. 1999. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.

CARREIRÃO, U. L. Modalidades de abrigo e a busca pelo direito à convivência familiar e comunitária. In: SILVA, E. R. A. (Org.). O direito à convivência familiar e comunitária: os abrigos para crianças e adolescentes no Brasil. Brasília: Ipea, 2004.

CARVALHO, M. C. B. (Org.). Trabalhando abrigos. São Paulo: IEE – PUC/SP, 1993.

FEIN, E.; MALUCCIO, A. N. Permanency planning: another remedy in jeopardy? Social Services Review, Chicago, v. 66, 1992.

GOFFMAN, E. Manicômios, prisões e conventos. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.

GOMIDE, P. I. C. Inventário de estilos parentais. Petrópolis: Vozes, 2006.

GONÇALVES DA SILVA, R. S. Institucionalização e desenvolvimento psicológico da criança. 1997. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.

MARICONDI, M. A. Falando de abrigo. São Paulo: Governo do Estado de São Paulo, 1997.

MELLO, S. G.; SILVA, E. R. A. Quem cuida? O quadro de recursos humanos nos abrigos. In: SILVA, E. R. A (Org.). O direito à convivência familiar e comunitária: os abrigos para crianças e adolescentes no Brasil. Brasília: Ipea, 2004. p. 99-134.

MELLO, S. L. Estatuto da Criança e do Adolescente: é possível torná-lo uma realidade psicológica? Psicologia USP, São Paulo, v. 10, n. 2, 1999.

PETROCINI, S. M. Menor abandonado: estudo comparativo de duas diferentes instituições. 1984. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 1984.

PRADA, C. G. A família, o abrigo e o futuro: análise de relatos de crianças que vivem em instituições. 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Infância e Adolescência) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2002.

PRADA, C. G. Avaliação de um programa de práticas educativas para monitoras de um abrigo infantil. 2007. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007.

PRADA, C. G.; INGBERMAN, Y. K. Características de famílias de crianças e adolescentes abrigados na cidade de Curitiba. In: X ENCONTRO BRASILEIRO DE PSICOTERAPIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL. Campinas: Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2001.

PRADA, C. G.; WILLIAMS, L. C. A. Caracterização de instituições que abrigam crianças vítimas de violência doméstica na cidade de Santos e de Curitiba. In: XXXIV REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA. Anais... Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia, 2004.

RIZZINI, I. A internação de crianças em estabelecimentos de menores: alternativa ou incentivo ao abandono? In: RIZZINI, I. (Org.). O menor em debate. Rio de Janeiro: Espaço – Cadernos de Cultura da Universidade Santa Úrsula, 1985. p. 39-52.

TAUSSIG, H. N.; CULHANE, S. E. Foster Care as an intervention for abuse and neglected children. In: KENDAL-TACKETT, K. A.; GIACOMONI, S. M. (Ed.). Child victimization: maltreatment, bullying and dating violence, prevention and intervention. Kingston: Civic Research Institute, 2005. p. 20-25.

TRINDADE, Z. A. A realidade de meninos institucionalizados. 1984. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo. São Paulo, 1984.

WEBER, L. N. D. “Quero que alguém me chame de filho” – Ou do direito à convivência familiar e comunitária. In: COUTO, S. (Org.). Nova realidade do direito de família. São Paulo: Coad, 1998.

WEBER, L. N. D. Os filhos de ninguém. Conjuntura Social, Curitiba, v. 2, 2000.

WEBER, L. N. D.; GAGNO, A. O que sentem as crianças institucionalizadas em relação a seus pais biológicos e ao futuro? In: XVI REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA. Ribeirão Preto: SBP, 1995. p. 179.

WEBER, L. N. D.; KOSSOBUDZKI, L. H. M. Filhos da solidão: Institucionalização, abandono e adoção. Curitiba: Governo do Estado do Paraná, 1996.