Diferentes Perspectivas diante da Conduta do Estagiário em Psicologia no Contexto Clínico

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Fernanda Andrade de Freitas

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar a relação entre diferentes perspectivas relacionadas à conduta de estagiários em Psicologia no contexto clínico e de supervisão. Os sujeitos envolvidos foram 83 alunos, 10 supervisores e 33 clientes. Eles responderam aos instrumentos: auto-avaliação do aluno (AA), avaliação segundo o supervisor (AS) e avaliação do cliente (AC), respectivamente. Os instrumentos foram utilizados para avaliar o desempenho do aluno/terapeuta no processo de supervisão e atendimento clínico. Para a realização das análises dos dados, utilizaram-se a correlação e a ANOVA. Os resultados sugerem queas avaliações dos clientes estão relacionadas às avaliações dos supervisores e alunos. Nesse sentido, este estudo aponta para a necessidade de os alunos receberem feedbacks do seu desenvolvimento, como estagiários e supervisionados, embasados em diferentes perspectivas e em critérios definidos. As avaliações possibilitam ao aluno se auto-observar eficazmente, promovendo o seu amadurecimento como estagiário-terapeuta e supervisionado. Este estudo não esgota outras possibilidades e sugere que se desenvolvam outros estudos com amostras ainda mais significativas e instrumentos mais aprimorados.

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