Avaliação da Memória de Trabalho em Alunos de 5ª a 8ª Série do Ensino Fundamental

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Amanda Menezes
Silvia Godoy
Alessandra Gotuzo Seabra

Resumo

A memória de trabalho relaciona-se à sustentação, integração e manipulação de informações relevantes a uma tarefa. É fundamental para aquisição de habilidades acadêmi­cas e seu desenvolvimento não está completo até o início da vida adulta, sendo importante avaliá-la em crianças em idade escolar. Este estudo teve como objetivos verificar o desem­penho de alunos de 5ª a 8ª série do ensino fundamental em tarefas de memória de trabalho, assim como buscar evidências de validade para os testes utilizados. Participaram 193 estu­dantes de uma escola pública, que responderam individualmente aos Testes de Memória de Trabalho Auditiva e de Memória de Trabalho Visual. Observou-se aumento nos desempe­nhos da progressão escolar. Houve relação entre os instrumentos utilizados, com correlação baixa mas significativa, sugerindo que os instrumentos medem construtos relacionados, mas não semelhantes. Os resultados são compatíveis com estudos prévios e fornecem evidências de validade dos instrumentos nessa faixa de escolaridade.

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