Desempenho Acadêmico no Primeiro e Terceiro Anos Escolares: Um Estudo Preditivo
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os anos iniciais do ensino fundamental são essenciais para o aprimoramento de habilidades sociais e acadêmicas. Este estudo teve como objetivos predizer o desempenho acadêmico no terceiro ano do ensino fundamental com base em estressores escolares, habilidades sociais e problemas de comportamento e desempenho acadêmico no primeiro ano e verificar mudanças e estabilidades das variáveis investigadas do primeiro para o terceiro ano e associações. Participaram do estudo 43 alunos do primeiro ano, com média de idade de 6 anos, e do terceiro ano, com uma média de 8 anos de idade, e oito professores do primeiro ano e sete do terceiro ano. A pesquisa foi realizada em escolas públicas do interior paulista. Adotaram-se os seguintes instrumentos: Provinha Brasil, Inventário de Estressores Escolares e Social Skills Rating System. Estressores escolares e desempenho acadêmico no primeiro ano foram preditores do desempenho acadêmico no terceiro. Os alunos apresentaram ganhos em desempenho acadêmico, habilidades sociais e redução de problemas de comportamento, com associações significativas entre as variáveis. Estudos preditivos contribuem para elaboração de programas de prevenção.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia: Teoria e Prática pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos não exclusivos de publicação do conteúdo.
Referências
Brasil. (2017). Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Ministério da Educação. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Casali-Robalinho, I. G., Del Prette, A. Z. P., & Del Prette, A. (2015). Habilidades sociais como preditoras de problemas de comportamento em escolares. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 31(3), 321–330. https://doi.org/10.1590/0102-37722015032110321330
Correia-Zanini, M. R. G., Marturano, E. M., & Fontaine, A. M. G. V. (2016). Adaptação à escola de ensino fundamental: Indicadores e condições associadas. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 68(1), 19–34. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/arbp/v68n1/v68n1a03.pdf
Elias, L. C. S., & Amaral, M. V. (2016). Habilidades sociais, comportamentos e desempenho acadêmico em escolares antes e após intervenção. Psico-USF, 21(1), 49–61. https://doi.org/10.1590/1413-82712016210105
Fernandes, L. D. M., Leme, V. B. R., Elias, L. C. D. S., & Soares, A. B. (2018). Preditores do desempenho escolar ao final do ensino fundamental: Histórico de reprovação, habilidades sociais e apoio social. Trends in Psychology, 26(1), 215–228. https://doi.org/10.9788/TP2018.1-09Pt
Fernández-Baena, F. J., Trianes, M. V., Escobar M., Blanca, M. J., & Muñoz. Á. M. (2015). Daily stressors in primary education students. Canadian Journal of School Psychology, 30(1), 22–33. https://doi.org/10.1177/0829573514548388
Freitas, L. C., & Del Prette, Z. A. P. (2015). Social Skills Rating System – versão brasileira: Novas análises fatoriais exploratórias e confirmatórias. Avances en Psicología Latinoamericana, 33(1), 135–156. https://doi.org/10.12804/apl33.01.2015.10
Freitas, L. C., Porfírio, J. C. C., & Buarque, C. D. N. L. (2018). Indicadores de ansiedade social infantil e suas relações com habilidades sociais e problemas de comportamento. Psicologia em Pesquisa, 12(2), 109–118. https://dx.doi.org/10.24879/2018001200200207
Gardinal-Pizato, E. C., Marturano, E. M., & Fontaine, A. M. G. V. (2014). Trajetórias de habilidades sociais e problemas de comportamento no ensino fundamental: Influência da educação infantil. Psicologia: Reflexão e Crítica, 27(1), 189–197. https://doi.org/10.1590/S0102-79722014000100021
Gresham, F. (2015). Evidence-based social skills interventions for students at risk for EBD. Remedial and Special Education, 36(2), 100–104. https://doi.org/10.1177/0741932514556183
Grol, L. S., & Andretta, I. (2016). Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas em crianças com idade escolar: Um estudo descritivo. Temas em Psicologia, 24(3), 1129–1138. http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.3-17
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). (2016). Materiais de aplicação. Provinha Brasil. http://portal.inep.gov.br/materiais-de-aplicacao
Jovarini, N. V., Leme, V. B. R., & Correia-Zanini, M. R. G. (2018). Influence of social skills and stressors on academic achievement in the sixth-grade. Paidéia, 28, e2819. https://doi.org/10.1590/1982-4327e2819
Koller, S. H., Raffaelli, M., & de Morais, N. A. (2020). From theory to methodology: Using ecological engagement to study development in context. Child Development Perspectives, 14(3), 157–163. https://doi.org/10.1111/cdep.12378
Leme, V. R. B., Del Prette, Z. A., Koller, S. H., & Del Prette, A. (2015). Habilidades sociais e o modelo bioecológico do desenvolvimento humano: Análise e perspectivas. Psicologia & Sociedade, 28(1), 181–193. https://doi.org/10.1590/1807-03102015aop001
Mariano, M., & Bolsoni-Silva, A. T. (2018). Social interactions between teachers and students: A study addressing associations and predictions. Paidéia, 28, e2816. https://doi.org/10.1590/1982-4327e2816
Marturano, E. M., & Pizato, E. C. G. (2015). Preditores de desempenho escolar no 5º ano do ensino fundamental. Psico, 46(1), 16–24. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.1.14850
Marturano, E. M., Trivellato-Ferreira, M. C., & Gardinal, E. C. (2009). Estresse cotidiano na transição da 1ª série: Percepção dos alunos e associação com desempenho e ajustamento. Psicologia: Reflexão e Crítica, 22(1), 93–101. https://doi.org/10.1590/S0102-79722009000100013
Pozzobon, M., Mahendra, F., & Marin, A. H. (2017). Renomeando o fracasso escolar. Psicologia Escolar e Educacional, 21(3), 387–396. https://doi.org/10.1590/2175-3539201702131120
Ribeiro, D. O., & Freitas, P. M. D. (2018). Inteligência e desempenho escolar em crianças entre 6 e 11 anos. Psicologia em Pesquisa, 12(1), 84–91. https://doi.org/10.24879/201800120010085
Schmidt, L. L., & Aguiar, L. C. (2016). A alfabetização no ensino fundamental de nove anos no contexto das políticas educacionais: Alguns desafios para reflexão. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 11(4), 2395–2413. https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n.esp4.9200