Desempenho Acadêmico no Primeiro e Terceiro Anos Escolares: Um Estudo Preditivo

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Patricia Oliveira de Lima Bento
Luciana Carla dos Santos Elias
Cristiane Clíssia Pereira
Letícia Melo de Paulo
Marta Regina Gonçalves Correia-Zanini

Resumo

Os anos iniciais do ensino fundamental são essenciais para o aprimoramento de habilidades sociais e acadêmicas. Este estudo teve como objetivos predizer o desempenho acadêmico no terceiro ano do ensino fundamental com base em estressores escolares, habilidades sociais e problemas de comportamento e desempenho acadêmico no primeiro ano e verificar mudanças e estabilidades das variáveis investigadas do primeiro para o terceiro ano e associações. Participaram do estudo 43 alunos do primeiro ano, com média de idade de 6 anos, e do terceiro ano, com uma média de 8 anos de idade, e oito professores do primeiro ano e sete do terceiro ano. A pesquisa foi realizada em escolas públicas do interior paulista. Adotaram-se os seguintes instrumentos: Provinha Brasil, Inventário de Estressores Escolares e Social Skills Rating System. Estressores escolares e desempenho acadêmico no primeiro ano foram preditores do desempenho acadêmico no terceiro. Os alunos apresentaram ganhos em desempenho acadêmico, habilidades sociais e redução de problemas de comportamento, com associações significativas entre as variáveis. Estudos preditivos contribuem para elaboração de programas de prevenção.

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