Caracterização da Clientela da Clínica-Escola de Psicologia da Universidade São Francisco
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivou-se caracterizar a clientela que buscou atendimento psicológico na clínica-escola da Universidade São Francisco – Campus de São Paulo, entre 1995 e 2000, em função do gênero, faixa etária, escolaridade e adesão ao tratamento, utilizando-se uma metodologia retrospectiva documental, de consulta aos prontuários clínicos e às fichas de triagem e um levantamento das queixas apresentadas pelas crianças e adolescentes. Dos 590 pacientes atendidos nesse período, 42% pertenciam à faixa etária de 4-14 anos, 7,5% de 15-19 anos e 50,5%, acima de 20 anos. As principais implicações deste estudo dirigemse para a criação de serviços específicos que atendam à demanda por atendimento psicológico relativa às diversas faixas etárias, especialmente a adolescência e a terceira idade.
Downloads
Detalhes do artigo
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia: Teoria e Prática pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos não exclusivos de publicação do conteúdo.
Referências
ABRAMOVAY, M. L.A.; MINOSSO, M. A.; DUARTE, W. F. Características da clientela da clínica-escola de Psicologia da Faculdade de Santo Amaro, Osec. In: XVII REUNIÃO ANUAL DE PSICOLOGIA, 1987, São Paulo. Resumos de Comunicações Científicas da XVII Reunião Anual de Psicologia. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia, 1987, p. 279.
AGUIRRE, A. M. B. Triagem psicológica numa clínica-escola: funções e características principais. In: XVII REUNIÃO ANUAL DE PSICOLOGIA, 1987, São Paulo. Resumos de Comunicações Científicas da XVII Reunião Anual de Psicologia. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia, 1987, p. 277.
ANCONA-LOPEZ, M. Avaliação de serviços de psicologia clínica. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1981. (Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica).
ANCONA-LOPEZ, M. Considerações sobre o atendimento fornecido por clínicas-escola de psicologia. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 35, n. 2, p. 123-35, 1983.
ANCONA-LOPEZ, M. Introduzindo o psicodiagnóstico grupal interventivo: uma história de negociações. In: ANCONA-LOPEZ, M. (Org.) Psicodiagnóstico: Processo de intervenção. São Paulo: Cortez, 1995, p. 65-114, cap. 5.
BARBOSA, J. I. C. Uma caracterização preliminar das clínias-escola de Fortaleza. 1992. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1992. (Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica).
BARBOSA, J. I. C.; SILVARES, E. F. M. Uma caracterização preliminar das clínicas-escola de Fortaleza, Estudos de Psicologia ,Campinas, v. 11, n. 3, p. 50-6, 1994.
CAYERES, A. Z. F. et al. Perfil da população atendida em clínica-escola: análise de queixas e desfecho. In: II ENCONTRO DE PSICOLOGIA CLÍNICA,1999, São Paulo. Anais do II Encontro de Psicologia Clínica. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 1999, p. 278-83.
ENÉAS, M. L. E.; FALEIROS, J. C.; ANDRADE E SÁ, ª C. Uso de psicoterapias breves em clínica-escola: caracterização do procedimento em adultos, Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 9-30, 2000.
GRAMINHA, S. S. V.; MARTINS, M. A. O. Procura de atendimento psicológico para crianças: características da problemática relatada pelos pais, Psico, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 53-79, 1994.
KALINA, E. Psicoterapia de adolescentes: teoria, técnica e casos clínicos. 2. ed.. Porto Alegre: Artmed, 1999.
LINHARES, M. B. M. et al. .Caracterização dos motivos da procura de atendimento infantil em um serviço de psicopedagogia clínica, Medicina, Ribeirão Preto, v. 26, n. 2, p.148-60, 1993.
SANTOS, M. A.; BORGES, A. M. Levantamento e avaliação dos serviços oferecidos por uma clínica psicológica ligada à universidade. In: XXIV REUNIÃO ANUAL DE PSICOLOGIA, 1994, São Paulo. Resumos de Comunicações Científicas da XXIV Reunião Anual de Psicologia. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia, 1994, p. 290.
YOSHIDA, E. M. P.; GATTI, ª L.; XAVIER, I. A. Avaliação do perfil e das queixas de crianças encaminhadas para psicoterapia dinâmica breve, Estudos de Psicologia. v. 11, n. 3, p. 27-33, 1994.