Das Discussões em Torno da Formação em Psicologia às Diretrizes Curriculares

Conteúdo do artigo principal

Armando Rocha Junior

Resumo

O processo de revisão e atualização da formação em Psicologia no Brasil, embora tenha se arrastado por algumas décadas, parece que está chegando ao seu fim. Nesse sentido, inúmeros movimentos que buscavam a modernização curricular ocorreram de 1970 para cá, após o período crítico vivido pela Psicologia durante o regime repressivo instalado com o golpe militar de 1964. Contudo, esses movimentos não passaram de meros acréscimos de disciplinas à estrutura do currículo vigente. A década de 80 pode ser considerada a mais calma e passiva para a formação profissional, enquanto, a partir de 1990, com a maior união entre os Conselhos Federal e Regional de Psicologia e também com a aproximação destes aos profissionais e estudantes de Psicologia observou-se a mais consistente arrancada para a completa reestruturação curricular da Psicologia. Essa arrancada culminou com o documento "Diretrizes Curriculares Para os Cursos de Graduação em Psicologia" elaborado por uma comissão de Especialistas nomeada pelo MEC. Tal documento encontra-se em discussão final junto a comunidade que tem na Psicologia o seu elo comum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

CHAVES, A. M. (1992) Trinta anos de regulamentação: análises e depoimentos. Psicologia: Ciência e Profissão 12 (2): 4-9.

ROCHA JÚNIOR, A. (1996) Currículos de Psicologia : uma análise crítica. São Paulo, 204 p. Dissertação de Mestrado. Universidade Mackenzie.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA (1999) Análise das Diretrizes Curriculares para o Curso de Graduação em Psicologia. Ribeirão Preto.