Desempenho em Provas de Compreensão de Leitura e Vocabulário no Ensino Fundamental

Conteúdo do artigo principal

Cláudia Silva
Franciany Berriel Pereira

Resumo

Este estudo tem por objetivo verificar o desempenho de escolares pertencentes ao 3°, 4° e 5° ano do ensino fundamental em provas de compreensão de leitura e vocabulário. Participaram deste estudo 42 escolares pertencentes à rede de ensino público, na faixa etária de 8 a 11 anos de idade, distribuídos em três grupos: GI: composto por 15 escolares do 3° ano; GII: composto por 15 escolares do 4° ano; GIII: composto por 12 escolares do 5° ano. Os escolares foram submetidos à prova de vocabulário por figuras - TVfusp e a  compreensão de leitura - PROCOMLE. Os resultados indicaram diferença estatisticamente significante para as variáveis analisadas tanto na prova de vocabulário como na compreensão leitora no decorrer das seriações. Podemos concluir que houve desempenho crescente, na comparação dos grupos, em vocabulário, assim como, em variáveis relacionadas à compreensão dos gêneros textuais analisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Psicologia e Educação

Referências

Ávila, C. R. B., & Chang, E. M. (2014). Compreensão leitora nos últimos anos dos ciclos I e II do

Ensino Fundamental. CoDAS, 26(4), 276–285. doi:10.1590/2317-1782/201420130069

Bovo, E. B. P., Lima, R. F., Silva, F. C. P., & Ciasca, S. M. (2016). Relações entre as funções executivas, fluência e compreensão leitora em escolares com dificuldades de

aprendizagem. Revista Psicopedagogia, 33(102), 272–282.

Capellini, S. A.; Butareli, A. P. K. J.; Germano, G. D. (2010). Dificuldades de aprendizagem da escrita em escolares de 1ª a 4ª séries do ensino público. Revista Educação em Questão, 37(23), 146–164. Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/

educacaoemquestao/article/view/3981

Capovilla, F. C. (Org.). (2011). Teste de vocabulário por figuras USP-TVfusp. São Paulo: Memnon.

Condemarin, M., & Blomquist, M. (1989). Dislexia: Manual de leitura corretiva. Porto Alegre: Artes Médicas.

Crookston, B. T., Schott, W., Cueto, S., Dearden, K. A., Engle, P., Georgiadis, A., … Behrman, J. R. (2013). Postinfancy growth, schooling, and cognitive achievement:

Young Lives. American Journal of Clinical Nutrition, 98(6), 1555–1563. doi:10.3945/

ajcn.113.067561

Cunha, V. O., & Capellini, S. A. (2014). PROCOMLE – Protocolo de Avaliação da Compreensão

de Leitura para Escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental. Ribeirão Preto: Booktoy.

Cunha, V. L. O., & Capellini, S. A. (2016). Caracterização do desempenho de escolares

do 3º ao 5º ano do ensino fundamental em compreensão de leitura. Revista CEFAC,

(4), 941–951. doi:10.1590/1982-0216201618421215

Cunha, V. L. O., Martins, M. A., & Capellini, S. A. (2017). Relação entre fluência e compreensão leitora em escolares com dificuldades de aprendizagem. Psicologia: Teoria

e Pesquisa, 33, 1–8. doi:10.1590/0102.3772e33314

Federmeier, K. D., Kutas, M., & Schul, R. (2010). Age-related and individual differences

in the use of prediction during language comprehension. Brain & Language, 115,

–161. doi:10.1016/j.bandl.2010.07.006

Gough, P. B., & Tunmer, W. E. (1986). Decoding, reading, and reading disability. RASE, 7,

–10. doi:10.1177/074193258600700104

Gray, S., Catts, H., Logan, J., & Pentimonti, J. (2017). Oral language and listening comprehension: Same or different constructs? Journal of Speech, Language, and Hearing

Research, 60, 1273–1284. doi:10.1044/2017_JSLHR-L-16-0039

Hall-Mills, S., & Apel, K. (2015). Linguistic feature development across grades and genre

in elementary writing. Language, Speech, and Hearing Services in Schools, 46, 242–

doi:10.1044/2015_LSHSS-14-0043

Horowitz-Kraus, T., Vannest, J. J., Kadis, D., Cicchino, N., Wang, Y. Y., & Holland, S. K.

(2014). Reading acceleration training changes brain circuitry in children with reading difficulties. Brain and Behavior, 4(6), 886–902. doi:10.1002/brb3.281

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Indicadores educacionais. 2015-2017. Recuperado de http://portal.inep.gov.br/indicadores-educacionais

Lucio, P. S., Kida, A. S. B., Carvalho, C. A. F., Cogo-Moreira, H., & Ávila, C. R. B. (2015).

Construção de uma prova para avaliação da compreensão leitora no ensino fundamental: estudo piloto. Temas em Psicologia, 23(4), 1035–1050. doi:10.9788/TP2015.4-17

Machado, A. C., & Capellini, S. A. (2016). Dados preliminares de um programa de intervenção para compreensão leitora por meio da Técnica de Cloze. Revista Psicopedagogia, 33(101), 144–153.

Marques, A. C. T. L., & Marandino, M. (2018). Alfabetização científica, criança e espaços de educação não formal: Diálogos possíveis. Educação e Pesquisa, 44, e170831.

doi:10.1590/s1678-4634201712170831

Martins, M. A., & Capellini, S. A. (2014). Fluência e compreensão da leitura em escolares

do 3º ao 5º ano do ensino fundamental. Estudos de Psicologia, 31 (4), 499–506.

doi:10.1590/0103-166X2014000400004

Miller, A. C., Fuchs, D., Fuchs, L. S., Compton, D. L., Kearns, D., Zhang, W., Yen, L., Patton,

S., & Kirchner, D. (2014). Behavioral attention: A longitudinal study of whether and

how it influences the development of word reading and reading comprehension

among at-risk readers. Journal of Research on Educational Effectiveness, 7(3), 232–

doi:10.1080/19345747.2014.906691

Murphy, C. F. B., Pagan-Neves, L. O., Wertzner, H. F., & Schochat, E. (2015). Children

with speech sound disorder: Comparinganon-linguistic auditory approach with a

phonological intervention approach to improve phonological skills. Frontiers in Psychology, 6(64), 1–12. doi:10.3389/fpsyg.2015.00064

Nalom, A. F. O., Soares A. J. C., & Cárnio, M. S. (2015). A relevância do vocabulário receptivo na

compreensão leitora. CoDAS, 27(4), 333–338. doi:10.1590/2317-1782/20152015016

Oliveira, A. M., & Capellini, S. A. (2013). Compreensão leitora de palavras e frases: Elaboração de procedimento avaliativo. Psicologia em Estudo, 18(2), 293–301. doi:10.1590/

S1413-73722013000200010

Oliveira, D. G., Silva, P. B., Dias, N. M., Seabra, A. G., & Macedo, E. C. (2014). Reading component skills in dyslexia: Word recognition, comprehension and processing

speed. Frontiers in Psychology, 5, 1339. doi:10.3389/fpsyg.2014.01339

Portal MEC (2018). Elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos de

aprendizagem e desenvolvimento do ciclo de alfabetização do ensino fundamental.

Recuperado de http://portal.mec.gov.br/index.php

Prova Brasil (2011-2013). Nota técnica. Indicador de Nível Socioeconômico (Inse) das

escolas. Recuperado de http://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/indicadores_educacionais/2011_2013/nivel_socioeconomico/nota_tecnica_indicador_nivel_socioeconomico.pdf

Psyridou, M., Eklund, K., Poikkeus, A. M., & Torppa, M. (2018). Reading outcomes of

children with delayed early vocabulary: A follow-up from age 2-16. Research in Developmental Disabilities, 78, 114–124. doi:https://doi.org/10.1016/j.ridd.2018.05.004

Saine, N. L., Lerkkanen, M. K., Ahonen, T., Tolvanen, A., & Lyytinen, H. (2010). Predicting word-level reading fluency outcomes in three contrastive groups: Remedial

and computer-assisted remedial reading intervention, and mainstream instruction.

Learning and Individual Differences, 20, 402–414. Recuperado de https://www.learntechlib.org/p/107562/

Silva, R. C. (2017). Compreensão de leitura e vocabulário receptivo no ensino fundamental I.

Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Van Dyke, J. A., Johns, C. L., & Kukona, A. (2014). Low working memory capacity is

only spuriously related to poor reading comprehension. Cognition, 131(3), 373–403.

doi:10.1016/j.cognition.2014.01.007

Zuanetti, P. A., Lugli, M. B., Fernandes, Â. C. P., Soares, M. S. T., Silva, K., & Fukuda, M. T. H.

(2018). Desempenho em memória, compreensão oral e aprendizagem entre crianças

com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e crianças com transtorno de

ansiedade. Revista CEFAC, 20(6), 692–702. doi:10.1590/1982-0216201820614218