Desempenho em Provas de Compreensão de Leitura e Vocabulário no Ensino Fundamental
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia: Teoria e Prática pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos não exclusivos de publicação do conteúdo.
Referências
Ávila, C. R. B., & Chang, E. M. (2014). Compreensão leitora nos últimos anos dos ciclos I e II do
Ensino Fundamental. CoDAS, 26(4), 276–285. doi:10.1590/2317-1782/201420130069
Bovo, E. B. P., Lima, R. F., Silva, F. C. P., & Ciasca, S. M. (2016). Relações entre as funções executivas, fluência e compreensão leitora em escolares com dificuldades de
aprendizagem. Revista Psicopedagogia, 33(102), 272–282.
Capellini, S. A.; Butareli, A. P. K. J.; Germano, G. D. (2010). Dificuldades de aprendizagem da escrita em escolares de 1ª a 4ª séries do ensino público. Revista Educação em Questão, 37(23), 146–164. Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/
educacaoemquestao/article/view/3981
Capovilla, F. C. (Org.). (2011). Teste de vocabulário por figuras USP-TVfusp. São Paulo: Memnon.
Condemarin, M., & Blomquist, M. (1989). Dislexia: Manual de leitura corretiva. Porto Alegre: Artes Médicas.
Crookston, B. T., Schott, W., Cueto, S., Dearden, K. A., Engle, P., Georgiadis, A., … Behrman, J. R. (2013). Postinfancy growth, schooling, and cognitive achievement:
Young Lives. American Journal of Clinical Nutrition, 98(6), 1555–1563. doi:10.3945/
ajcn.113.067561
Cunha, V. O., & Capellini, S. A. (2014). PROCOMLE – Protocolo de Avaliação da Compreensão
de Leitura para Escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental. Ribeirão Preto: Booktoy.
Cunha, V. L. O., & Capellini, S. A. (2016). Caracterização do desempenho de escolares
do 3º ao 5º ano do ensino fundamental em compreensão de leitura. Revista CEFAC,
(4), 941–951. doi:10.1590/1982-0216201618421215
Cunha, V. L. O., Martins, M. A., & Capellini, S. A. (2017). Relação entre fluência e compreensão leitora em escolares com dificuldades de aprendizagem. Psicologia: Teoria
e Pesquisa, 33, 1–8. doi:10.1590/0102.3772e33314
Federmeier, K. D., Kutas, M., & Schul, R. (2010). Age-related and individual differences
in the use of prediction during language comprehension. Brain & Language, 115,
–161. doi:10.1016/j.bandl.2010.07.006
Gough, P. B., & Tunmer, W. E. (1986). Decoding, reading, and reading disability. RASE, 7,
–10. doi:10.1177/074193258600700104
Gray, S., Catts, H., Logan, J., & Pentimonti, J. (2017). Oral language and listening comprehension: Same or different constructs? Journal of Speech, Language, and Hearing
Research, 60, 1273–1284. doi:10.1044/2017_JSLHR-L-16-0039
Hall-Mills, S., & Apel, K. (2015). Linguistic feature development across grades and genre
in elementary writing. Language, Speech, and Hearing Services in Schools, 46, 242–
doi:10.1044/2015_LSHSS-14-0043
Horowitz-Kraus, T., Vannest, J. J., Kadis, D., Cicchino, N., Wang, Y. Y., & Holland, S. K.
(2014). Reading acceleration training changes brain circuitry in children with reading difficulties. Brain and Behavior, 4(6), 886–902. doi:10.1002/brb3.281
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Indicadores educacionais. 2015-2017. Recuperado de http://portal.inep.gov.br/indicadores-educacionais
Lucio, P. S., Kida, A. S. B., Carvalho, C. A. F., Cogo-Moreira, H., & Ávila, C. R. B. (2015).
Construção de uma prova para avaliação da compreensão leitora no ensino fundamental: estudo piloto. Temas em Psicologia, 23(4), 1035–1050. doi:10.9788/TP2015.4-17
Machado, A. C., & Capellini, S. A. (2016). Dados preliminares de um programa de intervenção para compreensão leitora por meio da Técnica de Cloze. Revista Psicopedagogia, 33(101), 144–153.
Marques, A. C. T. L., & Marandino, M. (2018). Alfabetização científica, criança e espaços de educação não formal: Diálogos possíveis. Educação e Pesquisa, 44, e170831.
doi:10.1590/s1678-4634201712170831
Martins, M. A., & Capellini, S. A. (2014). Fluência e compreensão da leitura em escolares
do 3º ao 5º ano do ensino fundamental. Estudos de Psicologia, 31 (4), 499–506.
doi:10.1590/0103-166X2014000400004
Miller, A. C., Fuchs, D., Fuchs, L. S., Compton, D. L., Kearns, D., Zhang, W., Yen, L., Patton,
S., & Kirchner, D. (2014). Behavioral attention: A longitudinal study of whether and
how it influences the development of word reading and reading comprehension
among at-risk readers. Journal of Research on Educational Effectiveness, 7(3), 232–
doi:10.1080/19345747.2014.906691
Murphy, C. F. B., Pagan-Neves, L. O., Wertzner, H. F., & Schochat, E. (2015). Children
with speech sound disorder: Comparinganon-linguistic auditory approach with a
phonological intervention approach to improve phonological skills. Frontiers in Psychology, 6(64), 1–12. doi:10.3389/fpsyg.2015.00064
Nalom, A. F. O., Soares A. J. C., & Cárnio, M. S. (2015). A relevância do vocabulário receptivo na
compreensão leitora. CoDAS, 27(4), 333–338. doi:10.1590/2317-1782/20152015016
Oliveira, A. M., & Capellini, S. A. (2013). Compreensão leitora de palavras e frases: Elaboração de procedimento avaliativo. Psicologia em Estudo, 18(2), 293–301. doi:10.1590/
S1413-73722013000200010
Oliveira, D. G., Silva, P. B., Dias, N. M., Seabra, A. G., & Macedo, E. C. (2014). Reading component skills in dyslexia: Word recognition, comprehension and processing
speed. Frontiers in Psychology, 5, 1339. doi:10.3389/fpsyg.2014.01339
Portal MEC (2018). Elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos de
aprendizagem e desenvolvimento do ciclo de alfabetização do ensino fundamental.
Recuperado de http://portal.mec.gov.br/index.php
Prova Brasil (2011-2013). Nota técnica. Indicador de Nível Socioeconômico (Inse) das
escolas. Recuperado de http://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/indicadores_educacionais/2011_2013/nivel_socioeconomico/nota_tecnica_indicador_nivel_socioeconomico.pdf
Psyridou, M., Eklund, K., Poikkeus, A. M., & Torppa, M. (2018). Reading outcomes of
children with delayed early vocabulary: A follow-up from age 2-16. Research in Developmental Disabilities, 78, 114–124. doi:https://doi.org/10.1016/j.ridd.2018.05.004
Saine, N. L., Lerkkanen, M. K., Ahonen, T., Tolvanen, A., & Lyytinen, H. (2010). Predicting word-level reading fluency outcomes in three contrastive groups: Remedial
and computer-assisted remedial reading intervention, and mainstream instruction.
Learning and Individual Differences, 20, 402–414. Recuperado de https://www.learntechlib.org/p/107562/
Silva, R. C. (2017). Compreensão de leitura e vocabulário receptivo no ensino fundamental I.
Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.
Van Dyke, J. A., Johns, C. L., & Kukona, A. (2014). Low working memory capacity is
only spuriously related to poor reading comprehension. Cognition, 131(3), 373–403.
doi:10.1016/j.cognition.2014.01.007
Zuanetti, P. A., Lugli, M. B., Fernandes, Â. C. P., Soares, M. S. T., Silva, K., & Fukuda, M. T. H.
(2018). Desempenho em memória, compreensão oral e aprendizagem entre crianças
com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e crianças com transtorno de
ansiedade. Revista CEFAC, 20(6), 692–702. doi:10.1590/1982-0216201820614218