O Reflexo das Atividades Práticas no Processo Ensino-Aprendizagem das Técnicas de Exame Psicológico

Conteúdo do artigo principal

Ricardo Alves de Lima

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar o reflexo das atividades práticas no processo ensino-aprendizagem das técnicas de exame psicológico (T.E.P.), mais especificamente dos testes do Desenho da Figura Humana (DFH), Desenho da Família, Psicodiagnóstico Miocinético (PMK), Psicodiagnóstico de Rorschach e o Teste de Apercepção Temática (T.A.T.). Pode-se observar, em síntese, que as atividades práticas exigem e preocupam o aluno, por vezes, de maneira excessiva, prejudicando assim seu aprendizado em T.E.P.. Verifica-se que o aluno, ao se envolver demasiadamente com este tipo de atividade, não atenta aos fundamentos teóricos de maneira adequada. Sendo a teoria o alicerce da prática, aqui está o maior prejuízo ao aprendizado. Observa-se, então, que há a necessidade de se repensar algumas posturas pedagógicas empregadas nesta disciplina, em seus diversos níveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

BUENO, R. M. S. G. (1994). Ensino e Pesquisa. Boletim de Psicologia, 45(102), 23-25.

CUSTÓDIO, E. M. (1995). O ensino das Técnicas de Exame Psicológico. Boletim de Psicologia, 45(102), 27-34.

CUSTÓDIO, E. M. C. & DUARTE W. F. (1986) Ensino de Técnicas de Exame Psicológico nos cursos de Psicologia. in: Seminário Internacional de Ensino (1), Anais. Porto Alegre: Ed. UFRGS, pp. 409-410.

JAQUEMIN, A. (1995). Ensino e Pesquisa sobre Testes Psicológicos. Boletim de Psicologia, 45(102), 19-21.

KROEFF, P. (1994). Testes Psicológicos: o quê, como e por quê ensinar? in: Reunião Anual de Psicologia (24), Sociedade Brasileira de Psicologia, Ribeirão Preto/SP.

LIMA, R. A. (1998). O Reflexo das Atividades Práticas no Processo Ensino-Aprendizagem das Técnicas de Exame Psicológico. Dissertação de Mestrado, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo/SP.