O Reflexo das Atividades Práticas no Processo Ensino-Aprendizagem das Técnicas de Exame Psicológico
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente estudo teve como objetivo investigar o reflexo das atividades práticas no processo ensino-aprendizagem das técnicas de exame psicológico (T.E.P.), mais especificamente dos testes do Desenho da Figura Humana (DFH), Desenho da Família, Psicodiagnóstico Miocinético (PMK), Psicodiagnóstico de Rorschach e o Teste de Apercepção Temática (T.A.T.). Pode-se observar, em síntese, que as atividades práticas exigem e preocupam o aluno, por vezes, de maneira excessiva, prejudicando assim seu aprendizado em T.E.P.. Verifica-se que o aluno, ao se envolver demasiadamente com este tipo de atividade, não atenta aos fundamentos teóricos de maneira adequada. Sendo a teoria o alicerce da prática, aqui está o maior prejuízo ao aprendizado. Observa-se, então, que há a necessidade de se repensar algumas posturas pedagógicas empregadas nesta disciplina, em seus diversos níveis.
Downloads
Detalhes do artigo
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia: Teoria e Prática pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos não exclusivos de publicação do conteúdo.
Referências
BUENO, R. M. S. G. (1994). Ensino e Pesquisa. Boletim de Psicologia, 45(102), 23-25.
CUSTÓDIO, E. M. (1995). O ensino das Técnicas de Exame Psicológico. Boletim de Psicologia, 45(102), 27-34.
CUSTÓDIO, E. M. C. & DUARTE W. F. (1986) Ensino de Técnicas de Exame Psicológico nos cursos de Psicologia. in: Seminário Internacional de Ensino (1), Anais. Porto Alegre: Ed. UFRGS, pp. 409-410.
JAQUEMIN, A. (1995). Ensino e Pesquisa sobre Testes Psicológicos. Boletim de Psicologia, 45(102), 19-21.
KROEFF, P. (1994). Testes Psicológicos: o quê, como e por quê ensinar? in: Reunião Anual de Psicologia (24), Sociedade Brasileira de Psicologia, Ribeirão Preto/SP.
LIMA, R. A. (1998). O Reflexo das Atividades Práticas no Processo Ensino-Aprendizagem das Técnicas de Exame Psicológico. Dissertação de Mestrado, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo/SP.