Os Impactos da COVID-19 em professores Lato Sensu
Palavras-chave:
Educação remota, Pesquisa qualitativa, Pós-GraduaçãoResumo
Com este estudo investiga-se a opinião e as experiências dos docentes de pós-graduação lato sensu em escolas privadas de Administração e Negócios durante a transição das aulas presenciais para o formato remoto devido à pandemia de COVID-19. A pesquisa explora como os docentes se adaptaram ao novo ambiente de ensino, desenvolveram competências e enfrentaram desafios ao lidar com tecnologias educacionais e métodos de ensino remotos. Mediante entrevistas qualitativas, identificou-se a dualidade de visões entre as vantagens da flexibilidade online e as limitações, em termos de interações e conexões profundas. Os entrevistados ressaltam a necessidade de aprimorar recursos pedagógicos e capacitar os professores para garantir uma experiência de ensino mais eficaz no ambiente digital. O estudo também indica a emergência de competências socioemocionais e o potencial de um ensino híbrido para o futuro. Embora focado nas escolas privadas, esta pesquisa sugere a continuidade da investigação para entender melhor como a pandemia moldou a educação de forma mais ampla.
Downloads
Referências
Boddy, C. R. (2016). Sample size for qualitative research. Qualitative Market Research: An International Journal, 19(4), 426–432.
Brasil. (2020). Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Parecer CNE/CP Nº5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID - 19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1 jun. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2020-pdf/144511-texto-referencia-reorganizacao-dos-calendarios-escolares-pandemia-da-covid-19/file. Acesso em: 30 set. 2020.
Brunstein, J.; Serrano, C. A. (2008). Vozes da diversidade: um estudo sobre as experiências de inclusão de gestores e PcDs em cinco empresas paulistas. Cadernos EBAPE.BR, v. 6, n.3, p.1-27.
Dias, E.; Pinto, F. C. F. (2020). A Educação e a COVID-19. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v.28, n.108, p. 545-554, jul./set. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v28n108/1809-4465-ensaio-28-108-0545.pdf. Acesso em: 30 set. 2020.
Gephart, R. (2004) From the editors: qualitative research and the Academy of Management Journal. Academy of Management Journal, v. 47, n. 4, p. 454-461.
Godoi, C. K.; Mattos, P. L. C. L. de. (2006). Entrevista qualitativa: instrumento de pesquisa e evento dialógico. In: Silva, A. B. da; Godoi, C. K.; Bandeira-de-Mello, R. Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, p. 301-323.
Jiménez; Flores; Gómez. (1994). Análisis de datos cualitativos - aplicaciones a la investigación educativa. Barcelona: PPU.
Maia, B. R.; Dias, P. C. (2020) Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 37, e 200067. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/estpsi/v37/1678-9865-estpsi-37-e200067.pdf. Acesso em: 30 set. 2020.
Merriam, S. B. (1998) Qualitative Research: A guide to Design and Implementation. San Francisco: Jossey-Bass.
Merriam, S. B. (2002). Qualitative research in practice. Examples for discussion and analysis. San Francisco: Jossey-Bass, p. 37-39.
Miles; Huberman. (1984). Drawing valid meaning from qualitative data: Toward a shared craft. Educational researcher, 13(5), 20-30.
Qu, S. Q.; Dumay, J. (2011). The Qualitative Research Interview. Qualitative Research in Accounting and Management, 8(3), 238-264, Available at SSRN: https://ssrn.com/abstract=2058515
Sampieri, R.H.; Collado, C.F.; Lucio, M.P.B. (2013). Metodologia da pesquisa. 5ª ed. Porto Alegre (RS): AMGH.
Saunders, M.; Towsend, K. (2019). Choosing Participants. In: Cassell, C; Cunliffe, A.; Grandy, G. The SAGE Handbook of Qualitative Business and Management Research Methods: History and Traditions. Londres: SAGE Publications Ltda. p. 480-492, 2019.
Zuin, A. A. (2006). Educação a distância ou educação distante? O Programa Universidade Aberta do Brasil, o tutor e o professor virtual. Educação e Sociedade [online], Campinas/SP, v. 27, n. 96, p. 935- 54, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000300014. Acesso em: 30 set. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Andrea Cristina Deis Rodrigues, Silvio Popadiuk
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais dos artigos publicados na Práticas em Contabilidade e Gestão pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos de publicação do conteúdo. Após a aprovação do artigo, os autores concedem à revista o direito da primeira publicação.