DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA DE ANALYTICS PARA COMERCIALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES ESTRUTURADAS

Autores

  • Cláudio Furquim Jr Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Alberto de Medeiros Júnior Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Analytics, Dashboard, Mercado financeiro

Resumo

O relato apresenta a intervenção realizada em uma empresa que atua no setor financeiro a mais de 50 anos e teve por foco a criação de um novo produto baseado na venda de dados estruturados que anteriormente era fornecido de forma gratuita aos clientes. Com isso, procurou-se criar fonte de receita para a empresa com diversificação de produtos. A análise das informações obtidas pela observação e interação com gestores e funcionários da empresa revelou que poderia haver demanda por implementações destinadas aos dados que a empresa fornecia para o mercado, até então de forma gratuita. Por ser um produto inovador, no início houve resistência pelos potenciais clientes, mas após os dois primeiros meses do projeto, apesar de sua complexidade, demonstrou-se o potencial que o produto poderia alcançar. A oportunidade encontrada pela empresa, a baixa concorrência e a possibilidade de utilização da tecnologia como alavanca na disponibilização de produtos e serviços de dados, culminou na criação de uma plataforma de dashboards. A integração entre o universo acadêmico e o ambiente de negócios, presentes neste relato, agrega conhecimento à tecnologia de exploração de dados passível de replicação em situações assemelhadas. A identificação de novos projetos para comercializar dados estruturados e complexos foi um resultado não esperado pelo projeto original. Após a sua conclusão, no entanto, graças ao seu sucesso a diretoria da empresa solicitou vários outros projetos para atender o público interno e externo, não só trazendo novas receitas como também resolvendo problemas internos para obtenção de informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Furquim Jr, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Coordenador de TI da B3 S.A.

Mestre em Administração do Desenvolvimento de Negócios - Universidade Prebiteriana Mackenzie

Referências

Banco Central do Brasil (2018). Composição e segmentos do Sistema Financeiro Nacional. https://www.bcb.gov.br/ pre/composicao/composicao.asp

Brunelli, M. (2007). Data virtualization: the answer to the integration problem? TechTarget News. https://searchoracle.techtarget.com/news/1270278/Data-virtualization-The-answer-to-the-integration-problem

Chong, F., & Carraro G. (2006). Architecture strategies for catching the long tail, a Microsoft white paper. PureIT. http://cistratech.com/whitepapers/MS_longtailsaas.pdf

Chou, D. C., & Chou, A. Y. (2008) Software as a Service (SaaS) as an outsourcing model: an economic analysis.

ResearchGate. https://www.researchgate.net/publication/228447677_Software_as_a_Service_SaaS_as_an_ outsourcing_model_An_economic_analysis

Cooper, R. G., & Kleinschmidt, E. J. (1987). New products: what separates winners from losers. Journal of Product Innovation Management, 4(3), 169−184. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0737678287900026

Dinsmore, P. C. (2006). Como se tornar um profissional em gerenciamento de projetos. QualityMark.

Fortuna, E. (2005). Mercado financeiro: produtos e serviços. QualityMark.

IDC Spending Guide (2018). Worldwide Big Data and Analytics Spending Guide. https://www.idc.com/getdoc.jsp?containerId=IDC_P33195

Ireland, R.D, Hoskisson, R.E., & Hitt, M.A (2011). The Management of Strategy: Concepts and Cases. USA: South-Western Cengage Learning.

Izidoro, C. (2016). Mercado de capitais. Pearson.

Kerr, R. (2011). Mercado financeiro e de capitais. Pearson

Marconi, M., & Lakatos, E. (2003). Fundamentos de metodologia científica. Atlas.

Marquesone, R (2016). Big Data: técnicas e tecnologias para extração de valor dos dados. Casa do Código.

NewVantage Partners LLC (2017). Big Data Executive Survey 2017: Executive Summary of Findings. With a foreword by Thomas H. Davenport and Randy Bean. 1−16. https://www.privacyitalia.eu/wp-content/uploads/2017/06/Big-Data-Executive-Survey-2017-Executive-Summary.pdf

Osterwalder A., & Pigneur Y. (2011). Business Model Generation: Inovação em modelos de negócios. Alta Books.

Pinheiro, J. L. (2014). Mercado de capitais: Fundamentos e técnicas. (7a ed.). Atlas.

Project Management Institute (2017). Guia do Conhecimento do Gerenciamento de Projetos: Guia PMBOK. (6a ed.). Newtown Square. https://www.academia.edu/44630119/Guia_do_CONHECIMENTO_EM_GERENCIAMENTO_DE_ PROJETOS_GUIA_PMBOK_Sexta_edi%C3%A7%C3%A3o

Ribeiro, A. P. (2015) Corretora Souza Barros, com 87 anos, fecha as portas em São Paulo. O Globo. https:// oglobo.globo.com/economia/negocios/corretora-souzabarros-com-87-anos-fecha-as-portas-em-sao-paulo-17376497

Silva, L. A., Peres, S. M., & Boscarioli, C. (2016). Introdução à mineração de dados: Com aplicações em R. Elsevier.

Trelewicz, J. Q (2016). Big Data e Big Money O papel dos dados no setor financeiro. InfoQ Brasil. https:// www.infoq.com/br/articles/big-data-in-finance

Turban, E., Sharda, R., Aronson, J. E., & King, D. (2009). Business Intelligence: Um enfoque gerencial para a inteligência do negócio. Bookman.

Downloads

Publicado

2023-08-17

Como Citar

Furquim Jr, C., & de Medeiros Júnior, A. (2023). DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA DE ANALYTICS PARA COMERCIALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES ESTRUTURADAS. Práticas Em Contabilidade E Gestão, 11(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/15961