DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA DE ANALYTICS PARA COMERCIALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES ESTRUTURADAS

Autores/as

  • Cláudio Furquim Jr Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Alberto de Medeiros Júnior Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palabras clave:

Analytics, Dashboard, Mercado financeiro

Resumen

O relato apresenta a intervenção realizada em uma empresa que atua no setor financeiro a mais de 50 anos e teve por foco a criação de um novo produto baseado na venda de dados estruturados que anteriormente era fornecido de forma gratuita aos clientes. Com isso, procurou-se criar fonte de receita para a empresa com diversificação de produtos. A análise das informações obtidas pela observação e interação com gestores e funcionários da empresa revelou que poderia haver demanda por implementações destinadas aos dados que a empresa fornecia para o mercado, até então de forma gratuita. Por ser um produto inovador, no início houve resistência pelos potenciais clientes, mas após os dois primeiros meses do projeto, apesar de sua complexidade, demonstrou-se o potencial que o produto poderia alcançar. A oportunidade encontrada pela empresa, a baixa concorrência e a possibilidade de utilização da tecnologia como alavanca na disponibilização de produtos e serviços de dados, culminou na criação de uma plataforma de dashboards. A integração entre o universo acadêmico e o ambiente de negócios, presentes neste relato, agrega conhecimento à tecnologia de exploração de dados passível de replicação em situações assemelhadas. A identificação de novos projetos para comercializar dados estruturados e complexos foi um resultado não esperado pelo projeto original. Após a sua conclusão, no entanto, graças ao seu sucesso a diretoria da empresa solicitou vários outros projetos para atender o público interno e externo, não só trazendo novas receitas como também resolvendo problemas internos para obtenção de informação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cláudio Furquim Jr, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Coordenador de TI da B3 S.A.

Mestre em Administração do Desenvolvimento de Negócios - Universidade Prebiteriana Mackenzie

Citas

Banco Central do Brasil (2018). Composição e segmentos do Sistema Financeiro Nacional. https://www.bcb.gov.br/ pre/composicao/composicao.asp

Brunelli, M. (2007). Data virtualization: the answer to the integration problem? TechTarget News. https://searchoracle.techtarget.com/news/1270278/Data-virtualization-The-answer-to-the-integration-problem

Chong, F., & Carraro G. (2006). Architecture strategies for catching the long tail, a Microsoft white paper. PureIT. http://cistratech.com/whitepapers/MS_longtailsaas.pdf

Chou, D. C., & Chou, A. Y. (2008) Software as a Service (SaaS) as an outsourcing model: an economic analysis.

ResearchGate. https://www.researchgate.net/publication/228447677_Software_as_a_Service_SaaS_as_an_ outsourcing_model_An_economic_analysis

Cooper, R. G., & Kleinschmidt, E. J. (1987). New products: what separates winners from losers. Journal of Product Innovation Management, 4(3), 169−184. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0737678287900026

Dinsmore, P. C. (2006). Como se tornar um profissional em gerenciamento de projetos. QualityMark.

Fortuna, E. (2005). Mercado financeiro: produtos e serviços. QualityMark.

IDC Spending Guide (2018). Worldwide Big Data and Analytics Spending Guide. https://www.idc.com/getdoc.jsp?containerId=IDC_P33195

Ireland, R.D, Hoskisson, R.E., & Hitt, M.A (2011). The Management of Strategy: Concepts and Cases. USA: South-Western Cengage Learning.

Izidoro, C. (2016). Mercado de capitais. Pearson.

Kerr, R. (2011). Mercado financeiro e de capitais. Pearson

Marconi, M., & Lakatos, E. (2003). Fundamentos de metodologia científica. Atlas.

Marquesone, R (2016). Big Data: técnicas e tecnologias para extração de valor dos dados. Casa do Código.

NewVantage Partners LLC (2017). Big Data Executive Survey 2017: Executive Summary of Findings. With a foreword by Thomas H. Davenport and Randy Bean. 1−16. https://www.privacyitalia.eu/wp-content/uploads/2017/06/Big-Data-Executive-Survey-2017-Executive-Summary.pdf

Osterwalder A., & Pigneur Y. (2011). Business Model Generation: Inovação em modelos de negócios. Alta Books.

Pinheiro, J. L. (2014). Mercado de capitais: Fundamentos e técnicas. (7a ed.). Atlas.

Project Management Institute (2017). Guia do Conhecimento do Gerenciamento de Projetos: Guia PMBOK. (6a ed.). Newtown Square. https://www.academia.edu/44630119/Guia_do_CONHECIMENTO_EM_GERENCIAMENTO_DE_ PROJETOS_GUIA_PMBOK_Sexta_edi%C3%A7%C3%A3o

Ribeiro, A. P. (2015) Corretora Souza Barros, com 87 anos, fecha as portas em São Paulo. O Globo. https:// oglobo.globo.com/economia/negocios/corretora-souzabarros-com-87-anos-fecha-as-portas-em-sao-paulo-17376497

Silva, L. A., Peres, S. M., & Boscarioli, C. (2016). Introdução à mineração de dados: Com aplicações em R. Elsevier.

Trelewicz, J. Q (2016). Big Data e Big Money O papel dos dados no setor financeiro. InfoQ Brasil. https:// www.infoq.com/br/articles/big-data-in-finance

Turban, E., Sharda, R., Aronson, J. E., & King, D. (2009). Business Intelligence: Um enfoque gerencial para a inteligência do negócio. Bookman.

Publicado

2023-08-17

Cómo citar

Furquim Jr, C., & de Medeiros Júnior, A. (2023). DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA DE ANALYTICS PARA COMERCIALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES ESTRUTURADAS. Práticas Em Contabilidade E Gestão, 11(1). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/15961