O Mercado de carros elétricos no Brasil: análise de entraves e sugestões para expansão

Autores

  • Carolina Curassá Rosa de Souza Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Jaqueline Hiroi Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Carros elétricos, Teoria baseada em recursos, Mobilidade urbana, Sustentabilidade, Infraestrutura

Resumo

O presente relato se debruça sobre a questão dos entraves observados para a expansão da adoção de carros elétricos no Brasil. Se há uma demanda por uma menor emissão de carbono e outros gases poluentes, esta pesquisa tem como objetivo entender como tais veículos ainda não têm uma inserção mais significativa no mercado. Amparado pela teoria baseada em recursos (resource based theory – RBT), este estudo sugere que é necessário mais investimento em inovação, pesquisa e desenvolvimento para que se alcance um recurso diferenciado no mercado. A metodologia aqui não envolve resultados métricos, portanto foi feito um levantamento qualitativo dos dados, dando atenção a dados secundários coletados por meio de referencial teórico. A hipótese é a de que se já há um apelo considerável para se adotar meios de transporte mais sustentáveis, que impliquem menos impacto ambiental e mais eficiência energética, deve haver entraves técnicos e/ou estruturais para que o crescimento não aconteça. Além das questões sociais que limitam a aquisição dos veículos elétricos, os principais resultados indicam problemas de infraestrutura para o reabastecimento, necessidade de baterias com maior capacidade de autonomia e ajustes técnicos para adaptação das recargas. Após descrição detalhada das questões técnicas que envolvem o assunto, as considerações finais apontam para o fato de que o crescimento exige parcerias estratégicas que permitirão tornar o veículo elétrico um diferencial para as empresas que melhor aproveitarem o recurso da inovação que envolve esse produto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Hiroi, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Especialista em Finanças – Controladoria, Auditoria e Compliance pela Fundação Getúlio Vargas. Mestranda em Controladoria e Finanças pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Referências

Agência Internacional de Energia (International Energy Agency – IEA). World energy outlook

: A world transformation. Recuperado de https://www.iea.org/reports/world-energy-

-outlook-2017. Último acesso em 12/10/2020.

Barney, J. B. (1991). Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management,

(1), 99-120.

Barney, J., Clark, D. N. (2007). Resource-Based Theory. New York: Oxford.

Cadernos de Carros Elétricos (2017). Cadernos FGV Energia. ano 4, 7. ISSN 2358-5277. Recuperado

de https://fgvenergia.fgv.br/sites/fgvenergia.fgv.br/files/caderno_carros_eletricos-

fgv-book.pdf.

Confira os carros elétricos que chegam ao Brasil em 2020 (2020). Exame. Recuperado de

https://exame.com/negocios/confira-os-carros-eletricos-que-chegam-ao-brasil-em-2020/.

Cordeiro, A. C. (2018). Os desafios do processo de difusão do carro elétrico no Brasil. Encontro

Nacional de Economia Industrial e Inovação. Indústria e Desenvolvimento Econômico:

Desafios e Perspectivas, 3. Uberlândia, Minas Gerais.

Empresa de Pesquisa Energética (2020). Matriz energética e elétrica. Portal EPE. Recuperado

de https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/matriz-energetica-e-eletrica.

Gil, A. C. (2018). Como elaborar projetos de pesquisas (6a. ed.) São Paulo: Atlas. ISBN 978-85-

-01292-7

Brito, E. P. Z., Morganti, F., Brito, L. A. L. B (2009). Inovação e o desempenho empresarial:

Lucro ou crescimento? RAE, 8, (1).

Mansfield, E (1962). Entry, Gibrat’s law, innovation, and the growth of firms. The American

Economic Review, 52(5), 1023-1051.

Motohashi, K. (1998). Innovation strategy and business performance of Japanese manufacturing

firms. Economics of Innovation and New Technology, 7(1), 27-52.

Nada de elétricos: Por que Brasil continuará sendo a terra dos carros flex? (2020). Uol. Recuperado

de https://www.uol.com.br/carros/colunas/primeira-classe/2020/10/05/carro-eletrico-

tera-espaco-no-mercado-brasileiro-a-curto-prazo.htm.

Neto, R. S. (2018). Estrutura de mercado das empresas automobilísticas: Análise da concentração

no Brasil (monografia de especialização). Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

Silva, E. R. (2011). Análise do crescimento da motorização no Brasil e seus impactos na mobilidade

urbana (dissertação de mestrado). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de

Janeiro.

Vale a pena ter um carro elétrico no Brasil? Veja prós e contras (2020). TechTudo. Recuperado

de https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/08/vale-a-pena-ter-um-carro-eletrico-

no-brasil-veja-pros-e-contras.ghtml.

Downloads

Publicado

2021-03-15

Como Citar

Curassá Rosa de Souza, C., & Hiroi, J. (2021). O Mercado de carros elétricos no Brasil: análise de entraves e sugestões para expansão. Práticas Em Contabilidade E Gestão, 9(1), 1–19. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/14150

Edição

Seção

Relatos Tecnológicos