O Programa Prêmio Empreendedor Sabesp para ampliar a Inovação Corporativa
Palavras-chave:
Inovação, Empreendedorismo Corporativo, Cultura Organizacional, EstratégiaResumo
O Prêmio Empreendedor Sabesp visa a estimular a geração de ideias e proposição de projetos inovadores pelos empregados da empresa e, com isso, reduzir ineficiências e propor novas soluções para o mercado, ampliando sua capacidade competitiva. As mudanças são estimuladas, por um lado, pela possibilidade de aumento da concorrência decorrente de mudanças no marco regulatório e, de outro, pela demanda crescente dos seus consumidores por novos produtos e melhor nível de serviços. Todavia, a constatação de uma cultura ainda incipiente de inovação na Sabesp poderia ser um fator restritivo que precisaria ser contemplado. A solução proposta foi materializada no Prêmio Empreendedor Sabesp, que recebe dos empregados ideias e boas práticas ou experiências técnicas. As soluções são avaliadas e as melhores são premiadas, sendo que as ideias qualificadas são submetidas a estudo de viabilidade para tornar-se projeto técnico e as práticas e experiências são compartilhadas às áreas da empresa para replicação. O programa é contínuo e aplicado em ciclos anuais. Como evolução, vislumbra-se que o programa adapte constantemente seu modelo de forma a reduzir os estímulos de compensação e elevar o engajamento natural e autônomo ao empreendedorismo. O trabalho reforça o papel estratégico que é possível ser exercido por uma área de gestão de pessoas, ao impulsionar resultados de negócio por meio de ações de transformação organizacional.Downloads
Referências
BARNEY, J.; HESTERLY, W. Administração estratégica e vantagem competitiva. São Paulo:
Pearson Prentice-Hall, 2011.
BERGAMINI, C. W.; CODA, R. Psicologia aplicada à administração de empresas: Psicologia
do comportamento organizacional. São Paulo: Atlas, 1997.
BRASIL. Lei nº 14.026, de 15 de julho de 2020. Atualiza o marco legal do saneamento básico.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L14026.htm.
Acesso em: 17 set. 2020.
CAMERON, K. S.; QUINN, R. E. Diagnosing and changing organizational culture: based on
the Competing Values Framework. New York: John Wiley & Sons, 2011.
DORNELAS, J. C. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar
na sua empresa. São Paulo: Elsevier, 2009.
FINOCCHIO, J. J. Project Model Canvas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
HASHIMOTO, M. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade
através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
MARCONDES, R. C.; MIGUEL, L. A. P.; FRANKLIN, M. A.; PEREZ, G. Metodologia para
trabalhos práticos e aplicados. São Paulo: Mackenzie, 2017.
MILLER, D. Gestão de mudança com sucesso: uma abordagem organizacional focada em
pessoas. São Paulo: Integrare Editora, 2015.
PAGLIUSO, A. T.; CARDOSO R.; SPIEGEL, T. Gestão organizacional: o desafio da construção
do modelo de gestão. São Paulo: Saraiva, 2010.
PINCHOT, G. III. Intrapreneuring. New York: Harper & Row, 1985.
PORTUGAL, M. (2015). Intraempreendedorismo e reputação organizacional: uma aproximação
conceptual. In: Proceedings of the 5ª Conferência Ibérica de Empreendedorismo –
Ciem Outubro 2015 (pp. 226-231). EMPREEND – Associação Portuguesa para o Empreendededorismo.
Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/284714360_
Intraempreendedorismo_e_Reputacao_Organizacional_Uma_aproximacao_conceptual.
–ok. Acesso em: 14 jun. 2019.
SABESP. Site Institucional. Disponível em: http://site.sabesp.com.br/site/Default.aspx. Acesso
em: 15 maio 2019.
VERGARA, S. C. (2006). Gestão da Qualidade. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.