Inteligência Artificial e Personalização de Experiências de Consumo

O Papel da Lateralidade Cognitiva na Segmentação de Mercado

Autores/as

  • Luciano Augusto Toledo Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Daniella Guimarães Bergamini de Sá Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Felix Hugo Aguero Diaz Leon Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palabras clave:

Inteligência Artificial,, lateralidade cognitiva, personalização

Resumen

Este artigo explora a intersecção entre a Inteligência Artificial (IA) e a personalização das experiências de consumo, enfatizando a relevância da compreensão da lateralidade cognitiva na otimização das estratégias de marketing. A pesquisa destaca que o uso de algoritmos sofisticados permite às empresas analisar grandes volumes de dados para avaliar preferências e comportamentos dos consumidores, viabilizando o desenvolvimento de campanhas direcionadas e relevantes. O estudo aborda os desafios enfrentados pelas organizações ao incorporar a IA, como questões éticas relacionadas à privacidade e viés algorítmico, bem como o impacto dessas tecnologias na relação entre marcas e consumidores. Ao investigar as nuances da lateralidade cognitiva, o artigo argumenta que a personalização das experiências de compra não apenas melhora as taxas de conversão, mas também fortalece os laços emocionais entre consumidores e marcas. Abordagens metodológicas propostas incluem a utilização de métodos mistos e integração de conhecimentos de diversas áreas, como psicologia cognitiva e neurociência, para criar algoritmos adaptativos que respondam dinamicamente aos perfis neurocomportamentais dos consumidores. Conclui-se que, ao alinhar a IA com uma compreensão mais profunda das particularidades cognitivas, as empresas podem transformar significativamente suas estratégias de marketing, promovendo interações mais autênticas e humanas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciano Augusto Toledo, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Administração pela FEA-USP

Daniella Guimarães Bergamini de Sá, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora em Educação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Felix Hugo Aguero Diaz Leon, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Neurociência pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Citas

Hooley, G. J., Piercy, N. F., & Saunders, J. A. (2011). Estratégia de marketing e posicionamento competitivo (4ª ed.). Pearson Prentice Hall.

Kotler, P., & Keller, K. L. (2012). Administração de marketing (14ª ed.). Pearson.

Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade. Sextante.

Malhotra, N. K. (2012). Pesquisa de marketing: Uma orientação aplicada (6ª ed.). Bookman.

Gontijo, P. F. D., & Zhang, S. (2007). The mental representation of brand names: Are brand names a class by themselves? In Psycholinguistic Phenomena in Marketing Communications.

Abbas, J. G., Pereira, S. L., & Mahalakshmi, V. (2025). Artificial intelligence in behavioural finance using a sophisticated decision-tree algorithm. International Journal of Electronic Finance, 1(1). https://doi.org/10.1504/ijef.2025.10057976

Akour, I., Alzyoud, M., Alquqa, E. K., Tariq, E., Alzboun, N., Al-Hawary, S. I. S., & Alshurideh, M. T. (2024). Artificial intelligence and financial decisions: Empirical evidence from developing economies. International Journal of Data and Network Science, 8(1). https://doi.org/10.5267/j.ijdns.2023.10.013

Badau, D., Badau, A., Joksimović, M., Manescu, C. O., Manescu, D. C., Dinciu, C. C., Margarit, I. R., Tudor, V., Mujea, A. M., Neofit, A., & Teodor, D. F. (2024). Identifying the level of symmetrization of reaction time according to manual lateralization between team sports athletes, individual sports athletes, and non-athletes. Symmetry, 16(1). https://doi.org/10.3390/sym16010028

Blachowicz, J. (2023). The bilateral mind as the mirror of nature: A metaphilosophy. In The bilateral mind as the mirror of nature: A metaphilosophy. https://doi.org/10.1007/978-3-031-14478-3

Choithani, T., Chowdhury, A., Patel, S., Patel, P., Patel, D., & Shah, M. (2024). A comprehensive study of artificial intelligence and cybersecurity on bitcoin, cryptocurrency and banking system. Annals of Data Science, 11(1). https://doi.org/10.1007/s40745-022-00433-5

García-Peñalvo, F. J., Llorens-Largo, F., & Vidal, J. (2024). The new reality of education in the face of advances in generative artificial intelligence. RIED-Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 27(1). https://doi.org/10.5944/ried.27.1.37716

Khan, M., Nagar, N., Nagpal, M., & Chaudhary, D. (2025). Information technology entrepreneurs, leadership styles and employee engagement: Examining mediating effect of artificial intelligence. International Journal of Entrepreneurship and Small Business, 1(1). https://doi.org/10.1504/ijesb.2025.10059067

Panwar, S., Chaudhary, D., Nagpal, M., & Rayat, R. (2025). Compassionate entrepreneurship and cognitive workaholism: Mediating role of artificial intelligence adoption. International Journal of Entrepreneurship and Small Business, 1(1). https://doi.org/10.1504/ijesb.2025.10058439

Westmoreland, P. (2023). How handedness shapes lived experience, intersectionality, and inequality: Hand and world. In How handedness shapes lived experience, intersectionality, and inequality: Hand and world. https://doi.org/10.1007/978-3-031-23892-5

Statista. (2025). Artificial intelligence (AI) worldwide - statistics & facts. https://www.statista.com/topics/3104/artificial-intelligence-ai-worldwide/#statisticChapter

Publicado

2025-11-13

Cómo citar

Toledo, L. A., Sá, D. G. B. de, & Leon, F. H. A. D. (2025). Inteligência Artificial e Personalização de Experiências de Consumo: O Papel da Lateralidade Cognitiva na Segmentação de Mercado. Práticas Em Contabilidade E Gestão, 13(4). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/18078