Inteligência Artificial e Personalização de Experiências de Consumo
O Papel da Lateralidade Cognitiva na Segmentação de Mercado
Keywords:
Inteligência Artificial,, lateralidade cognitiva, personalizaçãoAbstract
Este artigo explora a intersecção entre a Inteligência Artificial (IA) e a personalização das experiências de consumo, enfatizando a relevância da compreensão da lateralidade cognitiva na otimização das estratégias de marketing. A pesquisa destaca que o uso de algoritmos sofisticados permite às empresas analisar grandes volumes de dados para avaliar preferências e comportamentos dos consumidores, viabilizando o desenvolvimento de campanhas direcionadas e relevantes. O estudo aborda os desafios enfrentados pelas organizações ao incorporar a IA, como questões éticas relacionadas à privacidade e viés algorítmico, bem como o impacto dessas tecnologias na relação entre marcas e consumidores. Ao investigar as nuances da lateralidade cognitiva, o artigo argumenta que a personalização das experiências de compra não apenas melhora as taxas de conversão, mas também fortalece os laços emocionais entre consumidores e marcas. Abordagens metodológicas propostas incluem a utilização de métodos mistos e integração de conhecimentos de diversas áreas, como psicologia cognitiva e neurociência, para criar algoritmos adaptativos que respondam dinamicamente aos perfis neurocomportamentais dos consumidores. Conclui-se que, ao alinhar a IA com uma compreensão mais profunda das particularidades cognitivas, as empresas podem transformar significativamente suas estratégias de marketing, promovendo interações mais autênticas e humanas.
Downloads
References
Hooley, G. J., Piercy, N. F., & Saunders, J. A. (2011). Estratégia de marketing e posicionamento competitivo (4ª ed.). Pearson Prentice Hall.
Kotler, P., & Keller, K. L. (2012). Administração de marketing (14ª ed.). Pearson.
Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade. Sextante.
Malhotra, N. K. (2012). Pesquisa de marketing: Uma orientação aplicada (6ª ed.). Bookman.
Gontijo, P. F. D., & Zhang, S. (2007). The mental representation of brand names: Are brand names a class by themselves? In Psycholinguistic Phenomena in Marketing Communications.
Abbas, J. G., Pereira, S. L., & Mahalakshmi, V. (2025). Artificial intelligence in behavioural finance using a sophisticated decision-tree algorithm. International Journal of Electronic Finance, 1(1). https://doi.org/10.1504/ijef.2025.10057976
Akour, I., Alzyoud, M., Alquqa, E. K., Tariq, E., Alzboun, N., Al-Hawary, S. I. S., & Alshurideh, M. T. (2024). Artificial intelligence and financial decisions: Empirical evidence from developing economies. International Journal of Data and Network Science, 8(1). https://doi.org/10.5267/j.ijdns.2023.10.013
Badau, D., Badau, A., Joksimović, M., Manescu, C. O., Manescu, D. C., Dinciu, C. C., Margarit, I. R., Tudor, V., Mujea, A. M., Neofit, A., & Teodor, D. F. (2024). Identifying the level of symmetrization of reaction time according to manual lateralization between team sports athletes, individual sports athletes, and non-athletes. Symmetry, 16(1). https://doi.org/10.3390/sym16010028
Blachowicz, J. (2023). The bilateral mind as the mirror of nature: A metaphilosophy. In The bilateral mind as the mirror of nature: A metaphilosophy. https://doi.org/10.1007/978-3-031-14478-3
Choithani, T., Chowdhury, A., Patel, S., Patel, P., Patel, D., & Shah, M. (2024). A comprehensive study of artificial intelligence and cybersecurity on bitcoin, cryptocurrency and banking system. Annals of Data Science, 11(1). https://doi.org/10.1007/s40745-022-00433-5
García-Peñalvo, F. J., Llorens-Largo, F., & Vidal, J. (2024). The new reality of education in the face of advances in generative artificial intelligence. RIED-Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 27(1). https://doi.org/10.5944/ried.27.1.37716
Khan, M., Nagar, N., Nagpal, M., & Chaudhary, D. (2025). Information technology entrepreneurs, leadership styles and employee engagement: Examining mediating effect of artificial intelligence. International Journal of Entrepreneurship and Small Business, 1(1). https://doi.org/10.1504/ijesb.2025.10059067
Panwar, S., Chaudhary, D., Nagpal, M., & Rayat, R. (2025). Compassionate entrepreneurship and cognitive workaholism: Mediating role of artificial intelligence adoption. International Journal of Entrepreneurship and Small Business, 1(1). https://doi.org/10.1504/ijesb.2025.10058439
Westmoreland, P. (2023). How handedness shapes lived experience, intersectionality, and inequality: Hand and world. In How handedness shapes lived experience, intersectionality, and inequality: Hand and world. https://doi.org/10.1007/978-3-031-23892-5
Statista. (2025). Artificial intelligence (AI) worldwide - statistics & facts. https://www.statista.com/topics/3104/artificial-intelligence-ai-worldwide/#statisticChapter
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Luciano Augusto Toledo, Daniella Guimarães Bergamini de Sá, Felix Hugo Aguero Diaz Leon

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Práticas em Contabilidade e Gestão pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos de publicação do conteúdo. Após a aprovação do artigo, os autores concedem à revista o direito da primeira publicação.