O Contingenciamento de verbas de Instituições de Ensino Federais: uma análise sob a perspectiva do custo-aluno e da destinação orçamentária

Autores/as

  • Joselita Anunciação Santos UFPR
  • Vanessa de Carvalho Pereira Universidade Federal da Bahia

Palabras clave:

Universidades Públicas Federais, Custo-aluno, Destinação Orçamentária

Resumen

Massacradas por um severo contingenciamento de verbas, as universidades públicas federais brasileiras têm vivenciado um dos momentos mais dramáticos de sua existência, visto que se tornaram alvos de críticas e de questionamentos quanto à sua eficiência. Muitas dessas instituições não possuem sequer um sistema de apuração e de mensuração dos custos capaz de auxiliá-las na tomada de decisão, pautando- se apenas em metodologias propostas pelo Ministério da Educação e pelo Tribunal de Contas da União para a elaboração dos relatórios gerenciais. Dessa forma, este estudo tem por objetivo analisar a relação existente entre o custo corrente por aluno e a destinação orçamentária no âmbito das instituições federais de ensino superior (Ifes) brasileiras no período de 2016 a 2020. Para tanto, optou-se por uma pesquisa de cunho documental e de natureza quantitativa, com ferramental estatístico. Por meio de testes de correlação, não se identificou uma relação significativa entre as variáveis custo-aluno e destinação orçamentária. Tal constatação pode estar relacionada aos sucessivos bloqueios e cortes ocorridos no âmbito dessas instituições no período analisado.

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Biografía del autor/a

Joselita Anunciação Santos, UFPR

Mestra em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGCont) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Contadora na UFPR. Membro do Laboratório de Pesquisa GEPGL.

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Publicado

2022-09-14

Cómo citar

Anunciação Santos, J., & de Carvalho Pereira, V. (2022). O Contingenciamento de verbas de Instituições de Ensino Federais: uma análise sob a perspectiva do custo-aluno e da destinação orçamentária . Práticas Em Contabilidade E Gestão, 10(2), 1–23. Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/14971