O que sustenta as inovações no negócio de alimentos de uma cooperativa agroindustrial?
Resumen
O objetivo deste artigo é identificar os recursos e capacidades responsáveis pelas inovações de produtos e processos, visando à criação de valor superior aos dos concorrentes. A motivação pela pesquisa se deveu ao fato da inovação ter sido amplamente tratada sob vários aspectos e perspectivas, mas muito pouco sob a ótica dos recursos e capacidades que as desenvolvem e as mantêm por um determinado período de tempo. Para tanto, foram revisados os construtos teóricos sobre inovação e sobre vantagem competitiva, criação de valor, recursos e capacidades estratégicos, defendidos pela Visão Baseada em Recursos. O método adotado na pesquisa foi o qualitativo, de caráter exploratório e descritivo, com o emprego de um roteiro padronizado com perguntas abertas. Foi utilizada a técnica de análise de conteúdo para o tratamento dos dados. Foram entrevistados cinco executivos da alta administração, atuantes no negócio de alimentos da Lar Cooperativa Agroindustrial. Como resultado, identificou-se que os recursos “equipe com conhecimento técnico” e “disponibilidade de tecnologia de ponta”, aprimorados ao longo do tempo e ajustados às novas exigências dos negócios, têm sido estratégicos por conta da interação com a capacidade “entendimento e atendimento eficaz das demandas dos clientes”. Assim, ficou evidente que as inovações só se tornaram efetivas com a existência da capacidade de entender e atender às demandas dos clientes, apoiada na disponibilidade de tecnologias de ponta e operadas por uma equipe com conhecimento técnico especializado.Descargas
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