Aprimoramento da entrega de projetos de uma microempresa de marketing digital por meio de metodologias ágeis

Authors

  • Gustavo Cotta Loureiro Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Gustavo André Mateus Vaz de Lima Ericson do Brasil Comércio e Indústria S.A.
  • Mauricio Henrique Benedetti Universidade Presbiteriana Mackenzie

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gustavo Cotta Loureiro, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Especialista em Comércio Eletrônico e Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, Gustavo possui experiência de mais de 10 anos com marketing digital. Trabalhou com Planejamento de Mídia on-line, SEO e Social Media Marketing para marcas como Michelin, Editora Plugme, Casa & Vídeo, ClubMed e Mercatto em parceria com agências como Selulloid AG, Hi-Media, Publicidade Interativa e Ability. Como mentor da aceleradora digital 21212.com, ajudou mais de 40 Start-ups a usar Marketing Digital para aumentar a reputação, venda e melhorar o relacionamento com os clientes. Possui experiência acadêmica de mais de 10 anos ministrando aulas de Marketing, Marketing Digital e E-commerce para cursos de extensão, graduação e especialização lato sensu em diversas instituições de ensino superior. Atualmente é consultor de Marketing Digital para empresas de pequeno e médio porte e mestrando em Administração e Desenvolvimento do Negócio pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Gustavo André Mateus Vaz de Lima, Ericson do Brasil Comércio e Indústria S.A.

Possui graduação em Engenhaira Elétrica pela Universidade Cidade de São Paulo (2005), pós graduado como Educador de Ensino Superiro também pela Universidade Cidade de São Paulo (2007) e mestre em Administração com foco no Desenvolvimento de Novos Negócios pela Universidade Prebisteriana Mackenzie. Foi professor da Universidade Cidade de São Paulo e no Grupo Anhanguera de Educação na cidade de Guarulhos em diversas disciplinas na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Teoria Geral dos Circuitos Elétricos, Sistemas de Eletrônica Digital e Sistemas de Telecomunicações, Lógica e laboratórios de aulas práticas. Atua profissionalmente também na área de telecomunicações em sistema de telefonia móveis 2G/3G/4G como Analista de Sistemas de Telecomunicações, Gestor de Operações e Engenheiro de pré-vendas com atuação em gestão de oportunidades de negócios, gestão de projetos e finanças a mais de 13 anos em empresas líder do mercado do setor de telecomunicações mundial. Possui mais de 03 anos de experiência profissional fora do país.

Mauricio Henrique Benedetti, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2011), mestre em Administração de Empresas (2002) e graduado em Engenharia Mecânica (1992) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência profissional na área de produção de embalagens, planejamento e gestão de projetos de processos produtivos inovadores. É conselheiro do Conselho Superior de Inovação e Competitividade (CONIC) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Foi Coordenador de Desenvolvimento e Inovação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde atualmente é professor do núcleo docente permanente do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas. Pesquisa temas relacionados com inovação tecnológica, a interação universidade-empresa em busca de inovações e a criação de novos empreendimentos.

References

Aramuni, J. P. C. (2015). Análise da Adoção do Lean Manufacturing na Gestão de Projetos de Tecnologia da Informação: Estudo de Caso em uma Multinacional desse Segmento. (Dissertação de Mestrado). Universidade FUMEC.

Bissi, W. (2007). Scrum – Metodologia de Desenvolvimento Ágil. Recuperado de: http://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/campodigital/article/view/312/146.

Boyd, D. & Ellison, N. (2007). Social network sites: Definition, history, and scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication, 13(1), article 11. Recuperado em 20 de julho de 2017, de http://jcmc.indiana.edu/vol13/issue1/boyd.ellison.html

Costa, M. A. S.; Olave, M. E. L. (2014). Inovação em Micro e Pequenas Empresas: Uma Visão dos Agentes Locais de Inovação do Sebrae em Aracaju – SE. In Anais do VIII Encontro de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas – EGEPE. Goiânia.

E-Commerce Brasil. (06 de julho de 2017). 35º Webshoppers: e-commerce cresce 7,4% no Brasil e moda volta à liderança. Recuperado de https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/e-commerce-cresce-74-moda-lideranca-webshoppers/

Cruz, Fabio. (2016). Gerenciamento Ágil de Projetos com Scrum + PMBOK. E-book: Project Builder, 2016.

Kaplan, A & Haenlein, M. (2010). Users of the world, unite! The challenges and opportunities of Social Media. ScienceDirect. Recuperado de http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0007681309001232/.

Marcondes, R. C.; Miguel, L. A. P., Franklin, M. A. & Perez, Gilberto. (2017). Metodologia para elaboração de trabalhos práticos e aplicados: administração e contabilidade. Recuperado de http://up.mackenzie.br/stricto-sensu/administracao-do-desenvolvimento-de-negocios-profissional/

Ramos, Eduardo. (2011). E-commerce. Rio de Janeiro: Editora FGV.

Sabbag, Paulo. (2013) Gerenciamento de Projetos e Empreendedorismo. São Paulo: Saraiva.

Smart Insights. (04 de julho de 2017). The 14 top rated digital marketing techniques for 2017 according to Smart Insights readers. Recuperado de http://www.smartinsights.com/managing-digital-marketing/marketing-innovation/digital-marketing-trends-2016-2017/.

Torres, Claudio. (2009). A Bíblia do Marketing Digital: Tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec Editora.

Tidd Joe., Besant, Joe., Pavitt, Keith. (2008). Gestão da inovação. São Paulo: Artmed.

Published

2018-10-23

How to Cite

Loureiro, G. C., de Lima, G. A. M. V., & Benedetti, M. H. (2018). Aprimoramento da entrega de projetos de uma microempresa de marketing digital por meio de metodologias ágeis. Práticas Em Contabilidade E Gestão, 6(1). Retrieved from http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/10900