Proposição de um processo de adequação à lei geral de proteção de dados em uma agência de publicidade
Palavras-chave:
LGPD, Gestão de Processos, Segurança de Dados, Publicidade, PropagandaResumo
O objetivo deste trabalho é propor um novo processo interno para coleta e tratamento de dados sensíveis utilizados pela agência de propaganda estudada para garantir a adequação à Lei 13.709/18. A proteção e tratamento dos dados tidos sensíveis de usuários de rede sociais e programas de busca na internet quando capturados e utilizados por uma agência de publicidade foram discutidos. A adequação à LGPD pela entidade estudada implica evitar sanções governamentais e multas. Esse paper caracteriza-se como uma pesquisa intervencionista. Foi utilizado o PDCA (Plan-Do-Check-Act), que é uma ferramenta que orienta a sequência de atividades para se gerenciar uma tarefa ou processo. O redesenho e segregação propostos pelos autores foram preparados a partir de procedimentos sugeridos por Mischak (1997). De forma geral, foi efetuado o redesenho do processo de coleta e guarda de dados sensíveis, bem como a adoção de uma ferramenta (software) para controle e gerenciamento desse processo. O novo processo proposto pode ser replicado em outras agências de publicidade para se precaverem de eventuais problemas legais oriundos do não cumprimento da LGPD, já que o assunto é relativamente novo e o presente estudo detalha processos específicos nesse setor.Downloads
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Referências
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Publicado
2022-08-31
Como Citar
Pereira de Melo Medina Reyes, C., Geron, C. M. S., Formigoni, H., & Evaristo Pinto, A. (2022). Proposição de um processo de adequação à lei geral de proteção de dados em uma agência de publicidade. Práticas Em Contabilidade E Gestão, 10(1), 1–23. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/15389
Edição
Seção
Relatos Tecnológicos