Projeto Centro Educacional Unificado
Território CEU – Parque do Carmo
DOI:
https://doi.org/10.5935/cadernospos.v21n2p160-174Palavras-chave:
Território CEU; Integração; Qualificação; Urbanidade; Educação unificada.Resumo
A proposta arquitetônica do Território CEU surge a partir da compreensão social dos Centros Educaionais Unificados (CEU) para além de seu papel educacional fundamental à sociedade. Como um equipamento público disposto a relacionar infraestruturas institucionais às demandas carentes da cidade, o complexo segue a premissa de integrar a urbanidade local aos seus espaços internos e de uso comum. Com o propósito de conectar suas atividades à vida transeunte da cidade, sua volumetria edilícia é qualificada com o agrupamento de múltiplos usos que se destinam não só à educação, mas também ao esporte, ao lazer e à cultura. No projeto do Território CEU Parque do Carmo, essa relação torna-se perceptível por meio do deslocamento paralelo dos blocos arquitetônicos que abrigam essas atividades: uma artimanha projetual que permitiu a criação de espaços abertos e fluidos com a possibilidade de agrupar atividade públicas às vivências institucionalizadas, agregando a comunidade aos espaços educativos, a fim de que sua estrutura arquitetônica seja um centro estruturador educacional e social da sociedade e da cidade.
Downloads
Referências
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa Mais Educação: passo a passo. Brasília: MEC, [s. d.].
TEIXEIRA, A. Um presságio de progresso. Habitat, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 175-177, 1951.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.