Projetos para atualização de espaços destinados a serviços profissionais de alimentação
Palavras-chave:
Projeto de Arquitetura, Architectural Design, Atualização, Alimentação, Catering,Resumo
O presente trabalho objetiva abordar como podem ser realizados os projetos de atualização para serviços profissionais de alimentação, envolvendo as reformas estruturais onde são recebidos, armazenados, preparados e servidos os alimentos elaborados para uma coletividade. Além dos desgastes diários que sofrem esses espaços, a modernização de equipamentos e a adequação às novas normas de incêndio e vigilância sanitária são premissas básicas para o bom funcionamento das operações. A manutenção preventiva, aliada a equipamentos dimensionados e operados corretamente, proporciona uma maior vida útil para uma cozinha, tornando a opção pela qualidade um investimento econômico e eficiente. Cozinhas antigas não estão preparadas para receber a carga elétrica dos equipamentos introduzidos atualmente no mercado, portanto, quadros de luz, fiações e número de tomadas devem ser revistos e atualizados. Aspectos relacionados à ergonomia e ao conforto ambiental, como a melhoria das condições de temperatura interna da cozinha, adequação da iluminação conforme os ambiente de trabalho e as condições ergonômicas dos equipamentos, como altura e posição de trabalho, constituem atitudes que contribuem para a motivação dos funcionários e a conseqüente obtenção de bons resultados. A atualização desses espaços tornou-se, portanto, uma necessidade para os serviços profissionais de alimentação localizados em grandes centros urbanos, onde a dificuldade em expandir ou encontrar áreas devido ao custo elevado de novas implantações, impulsiona o investimento neste tipo de técnica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.