A Gestão de Áreas Contaminadas no Contexto na Resiliência

Autores

  • Nathalia da Mata Mazzonetto Pinto Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Gilda Collet Bruna

Palavras-chave:

Resiliência, Sustentabilidade Urbana, Contaminação do solo, Brownfields, Desindustrialização

Resumo

Dentro das discussões sobre a sustentabilidade das cidades, muito tem se falado sobre resiliência, com maior enfoque sobre as medidas de mitigação para cidades que correm riscos de desastres, isto é, deslizamentos, enchentes, entre outros eventos de origem natural. No entanto, existem outras formas de eventos que podem comprometer a integridade das cidades, que se originam em ações humanas, que merecem maior atenção, como a contaminação do solo. Neste artigo, focaliza-se a contaminação do solo como desastre antropogênico, e a importância da reconversão de áreas contaminadas como um fator para o desenvolvimento da resiliência urbana e qualidade de vida, levando em consideração a inclusão do manejo sustentável do solo, dentro do contexto da sustentabilidade discutida atualmente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalia da Mata Mazzonetto Pinto, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Nathalia da Mata é Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Técnica em Design de Interiores pela ETEC de Artes. Atualmente, cursa mestrado Stricto Sensu pela mesma universidade.

Gilda Collet Bruna

Gilda Collet Bruna Professor Associado Pleno da Universidade Presbiteriana Mackenzie, tendo sido Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo 2004-2008. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1968) e defendeu Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1972, defesa em maio de 1973). Em 1977 obteve Especialização em Tóquio, Japão, pela Japan International Cooperation Agency. Defendeu tese de Livre Docência em 1980 e foi professora visitante, em 1985 na Universidade do Novo México, lecionando Planejamento Urbano Regional no Brasil, no curso de pós-graduação. Aposentou-se como Professora Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, tendo sido diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo de 1991-1994. Foi Presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano ? Emplasa de 1995 a 2000. Foi Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Mogi das Cruzes. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento urbano, desenvolvimento sustentável, ambiente construído e impacto ambiental, gestão ambiental e meio ambiente.

Downloads

Publicado

2019-02-11

Como Citar

DA MATA MAZZONETTO PINTO, N.; BRUNA, G. C. A Gestão de Áreas Contaminadas no Contexto na Resiliência. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 13, 2019. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/2018.2.Mazzonetto. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Construindo uma Referência Teórica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>