Arquitetura como Narrativa, Baseada em Fatos Reais

Autores

  • Marta Bogéa Departamento de Projeto Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Complexidade, Narrativa, Arquitetura Contemporânea Brasileira, Urbanização Santo Onofre, Barossi Nakamura Arquitetos.

Resumo

Esse artigo analisa o projeto Urbanização Santo Onofre (2010) de autoria dos arquitetos Antonio Carlos Barossi e Milton Nakamura, do escritório Barossi Nakamura arquitetos. A singularidade do projeto decorre de sua atenção à preexistência, incluindo aquelas resultantes de autoconstrução, e, no modo como ao delinear arquitetura desenha a cidade ou seja em sua atenção aos espaços compartilhados e coletivos. Para isso acompanha a argumentação presente em "Pós-Produção: como a arte reprograma o mundo

contemporâneo" (Bourriaud, 2009), "A invenção do cotidiano: Artes de Fazer" (de Certeau, 1994), "JUNTOS: Os rituais, os prazeres e a política da cooperação" (Sennett, 2012). O projeto permite reconhecer o “compromisso para com o todo difícil” apontado como traço desejável da arquitetura contemporânea em "Complexidade e Contradição na Arquitetura"(Venturi, 1966) por se estabelecer como uma natureza de arquitetura na qual os autores, atentos à realidade existente, propõem materialidade como narrativa baseada em fatos reais. Dentre os tópicos propostos pelo editorial da revista aproxima-se de “Complexidade, Experiência, Narrativa, Práticas, Responsabilidade Solidária, Urbanidade, Utopia”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Bogéa, Departamento de Projeto Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade de São Paulo

Arquiteta (UFES, 1989), Mestre (PUCSP 1993); Doutora (FAUUSP 2006), Professora pesquisadora da Faculdade de Aqruitetura e Urbanismo da USP, Departamento de Projeto, ÁRea de Concentração Projeto de Aquitetura.

Downloads

Publicado

2017-08-07

Como Citar

BOGÉA, M. Arquitetura como Narrativa, Baseada em Fatos Reais. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 15, 2017. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/2017.1%20Bog%C3%A9a. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Projeto: Apreender, na Experiência, o Fundamento do Lugar