A construção do “vazio”

uma experiência ancorada na teoria da aprendizagem significativa

Autores

  • Ricardo Martos Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Julio Bernardes Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.5935/cadernospos.v24n2p15-31

Palavras-chave:

Espaço público; Aprendizagem significativa; Desenho urbano; Vazio urbano; Interstício.

Resumo

Este artigo procura estabelecer relações observadas entre a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (1968) e a trajetoria do Ateliê de Projeto ocorrido na sexta etapa da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie. O conceito definido como “subsunçor” ou “ideia âncora”, presente na teoria mencionada, é associado à construção do “vazio” e do espaço público como sendo os elementos articuladores mais relevantes dentre os utilizados na condução didática do exercício. Dividido em três partes, o texto apresenta inicialmente a trajetória recente das transformações ocorridas no exercício acadêmico em questão, destacando como principal ponto de inflexão a consumação do espaço não construído como delineador principal do encaminhamento dos raciocínios e enunciados, em detrimento do edifício como objeto isolado. Em seguida, são apresentadas as teorias e conceitos presentes na obra de Ausubel, além das possibilidades didáticas trazidas por essa associação de teoria, conceito e exercício acadêmico aplicado. Entende-se, neste momento, que há uma relação de conhecimentos prévios tanto docentes quanto discentes que podem ser unificados, revigorando a relação didática entre as partes. Ao final, será apresentada uma análise gráfica de alguns trabalhos discentes produzidos recentemente, o que procura ilustrar o raciocínio exposto, assim como a qualidade dos resultados obtidos.

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Biografia do Autor

Ricardo Martos, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Arquiteto, professor mestre e doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Docente na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do Centro Universitário Belas Artes

Julio Bernardes, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Arquiteto e Professor Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Docente na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie

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Publicado

2024-12-10

Como Citar

RUIZ MARTOS, R.; BERNARDES PINTO, J. C. A construção do “vazio”: uma experiência ancorada na teoria da aprendizagem significativa. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 15–31, 2024. DOI: 10.5935/cadernospos.v24n2p15-31. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/16872. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos