Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O Artigo é original:

    Esta contribuição é original e não foi publicada anteriormente como artigo em periódicos ou como capítulo de livro e não está sendo enviado para publicação em qualquer outro formato. Caso já tenha sido publicado em Anais de Eventos, indicar nome do evento, cidade, data e por qual entidade ou associação acadêmica foi promovido:

    Modelo de Autoria
  • Formatação:

    Este artigo foi formatado usando o seguinte Modelo:

    Modelo de Artigo

    O arquivo está no formato .docx

  • Direito de Uso de Imagens:

    O Autor tem direito formal ou autorização para uso de todas as imagens incluídas no artigo:

    Modelo de Autorização

    Autorizações escaneadas em PDF devem ser adicionadas após o envio do artigo, na sessão "Documentos Suplementares".

    Os artigos sem a autorização de uso de todas as imagens não serão publicados.

Diretrizes para Autores

Regras para Submissão de Artigos

Autores devem aderir às seguintes regras:

1 – Os artigos originais, não publicados anteriormente em periódicos ou livros, devem ser escritos em Português, Espanhol ou Inglês.

2 – Use o Modelo/Template do Word para preparar seu artigo, e envie o arquivo no formato .docx.

3 – O artigo deve conter entre 15.000 e 30.000 caracteres sem espaços, incluindo o Resumo, Referências Bibliográficas e Legendas das imagens.

4 – Cada artigo poderá ser elaborado por no máximo 3 (três) autores.

Admitem-se artigos com mais de 3 autores, no caso de grupos acadêmicos com pesquisa devidamente inscrita no Diretório do CNPQ, desde que atenda necessariamente à temática do Edital vigente. É necessário comprovar a inscrição da pesquisa no Diretório do CNPQ, constando todos os autores indicados no artigo.

Os artigos advindos de grupos de pesquisa serão incluídos na proporção de um texto por edição, na seção “Pesquisas Coletivas”.

A política da revista adota o intervalo mínimo de 24 meses entre publicações do mesmo autor e/ou coautor.

5 – Indicar abaixo do título: nome completo do autor, titulação de maior grau e universidade onde a obteve, instituição onde trabalha ou estuda, município, país, e-mail e ORCID. A titulação mínima para publicar na revista é o grau de Mestrado. Alunos cursando o Mestrado podem ser incluídos como coautores, desde que o primeiro autor seja Doutor(a).

6 – Resumo / Abstract / Resumen: O resumo em três idiomas (Português, Inglês e Espanhol) deverá ser em um único parágrafo, em até 200 palavras (por idioma).

7 – Palavras-chave: identificar de três a cinco palavras-chave, redigidas nos três idiomas.

8 – Citações no corpo do texto e referências listadas ao final do artigo, devem seguir a norma da ABNT NBR 6023/2018.

9 – Serão publicadas no máximo dez imagens (tabelas, fotos, desenhos...) por artigo, incorporadas ao mesmo. Resolução de 300 Pixels por Polegada e com no mínimo 8cm e no máximo 16cm de largura. É necessário citar a fonte de cada imagem e o seu domínio.

10 - Destacar com tarja vermelha as referências que possam identificar o(s) autor(es), tanto nas citações ao longo do texto quanto nas referências listadas ao final do artigo.

11 - Se o Artigo resulta de pesquisa ou trabalho realizado com auxílio de órgãos de fomento ou financiadores, não deixe de indicar.

12 - No formulário de submissão, Passo 3. Metadados da Submissão (Indexação), além do preenchimento de todas as informações sobre os Autores em português, é preciso preencher os mesmos dados em Inglês e Espanhol.

O Título, o Resumo e as Palavras-chave  também deverão obrigatoriamente ser preenchidos nos três idiomas da revista.

Como a Revista é indexada em mecanismos de busca acadêmicos internacionais, é imprescindível que essas informações sejam acessíveis a leitores internacionais.

Isso inclui o Título, Resumo, Palavras-chave, Área do Conhecimento e outras informações para cada um dos idiomas.

13 - Autorização para publicação das imagens

O autor deverá apresentar a autorização para a publicação da imagem, quando se tratar de imagem de domínio de terceiros. Esta é uma condição essencial para que o trabalho possa ser publicado.

No processo de submissão, fazer o upload das autorizações em PDF, na etapa "Documentos Suplementares".

14 - Tradução dos artigos para língua inglesa

Cabe aos autores a responsabilidade pela tradução de seus artigos para a língua inglesa. Os artigos deverão ser traduzidos somente após sua avaliação positiva e indicação para publicação. A revista indica os tradutores autorizados na aba: Sobre a Revista.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.