O Jogo da Cidade
Práticas Lúdicas e Participação Urbana
DOI:
https://doi.org/10.5935/cadernospos.v20n1p43-58Palavras-chave:
Participação; Jogo; Democracia; Cultura Política; Formação Urbana.Resumo
Esse artigo aborda os elementos lúdicos como possíveis ferramentas de participação, engajamento social e de diálogo entre os arquitetos e os usuários da cidade. Ao estimular o interesse pelo debate urbano em um público não especializado, os jogos podem ser vistos como formadores de cultura política por abordar temas como coletividade, democracia e dissenso. Esse artigo apresenta a elaboração e o desenvolvimento do Jogo da Cidade, que busca trabalhar, através da cooperação, a ideia da participação como um jogo de negociação e de conflito.
Downloads
Referências
ABRAMOVAY, R. Conselhos além dos limites. Estudos Avançados, São Paulo, v. 15, n. 43, p. 121-140, 2001.
ALMOND, G.; VERBA. The civic culture: political attitudes and democracy in five nations. Princeton: Princeton University Press, 1989.
ARNSTEIN, S. The Ladder of Citizen Participation. Journal Of The American Planning Association. s/l, p. 216-224. jul. 1969.
CAILLOIS, R. Os jogos e os homens. Lisboa: Cotovia, 1990.
FREIRE,P.Extensãooucomunicação?RiodeJaneiro:Pazeterra,1983.
HUIZINGA, J. Homo ludens: O jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1971.
INGLEHART, R. Trust, well-being and democracy. In: WARREN, Mark. Democracy and trust. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.
ISER, W. O fictício e o imaginário: perspectivas de uma antropologia literária. Trad. Johannes Kretschmer. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1996.
MIESSEN, M. The nightmare of Participation: Crossbench Praxis as a mode of criticality. Londres: Sternberg Press, 2010.
PUTNAM, R. Comunidade e democracia: a experiência da Itália moderna. Rio de Janeiro: FGV, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.