Projeto Centro Educacional Unificado

Território CEU – Parque do Carmo

Autores

  • Cesar Shundi Iwamizu SIAA coletivo de arquitetos associados
  • Eduardo Pereira Gurian SIAA coletivo de arquitetos associados
  • Helena Aparecida Ayoub Silva Helena Ayoub Silva & Arquitetos Associados

DOI:

https://doi.org/10.5935/cadernospos.v21n2p160-174

Palavras-chave:

Território CEU; Integração; Qualificação; Urbanidade; Educação unificada.

Resumo

A proposta arquitetônica do Território CEU surge a partir da compreensão social dos Centros Educaionais Unificados (CEU) para além de seu papel educacional fundamental à sociedade. Como um equipamento público disposto a relacionar infraestruturas institucionais às demandas carentes da cidade, o complexo segue a premissa de integrar a urbanidade local aos seus espaços internos e de uso comum. Com o propósito de conectar suas atividades à vida transeunte da cidade, sua volumetria edilícia é qualificada com o agrupamento de múltiplos usos que se destinam não só à educação, mas também ao esporte, ao lazer e à cultura. No projeto do Território CEU Parque do Carmo, essa relação torna-se perceptível por meio do deslocamento paralelo dos blocos arquitetônicos que abrigam essas atividades: uma artimanha projetual que permitiu a criação de espaços abertos e fluidos com a possibilidade de agrupar atividade públicas às vivências institucionalizadas, agregando a comunidade aos espaços educativos, a fim de que sua estrutura arquitetônica seja um centro estruturador educacional e social da sociedade e da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cesar Shundi Iwamizu, SIAA coletivo de arquitetos associados

Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Docente da Faculdade de Aruitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (FAU-Mackenzie) e coordenador da disciplina Estúdio Vertical da AEAUSP Escola da Cidade. Associado da SIAA Arquitetos.

Eduardo Pereira Gurian, SIAA coletivo de arquitetos associados

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universitat Politécnica de Catalunya e pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Docente da Escola da Cidade, da Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e da Faculdade de Aruitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (FAU-Mackenzie). Associado da SIAA Arquitetos.

Helena Aparecida Ayoub Silva, Helena Ayoub Silva & Arquitetos Associados

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Docente da FAUSP. Sócia-gerente da Helena Ayubi Silva & Arquitetos Associados.

Referências

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa Mais Educação: passo a passo. Brasília: MEC, [s. d.].

TEIXEIRA, A. Um presságio de progresso. Habitat, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 175-177, 1951.

Downloads

Publicado

2021-11-28

Como Citar

SHUNDI IWAMIZU, C. .; PEREIRA GURIAN, E. .; AYOUB SILVA, H. A. . Projeto Centro Educacional Unificado: Território CEU – Parque do Carmo. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 160–174, 2021. DOI: 10.5935/cadernospos.v21n2p160-174. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/projeto.centro.educacional.unificado.cadernos.pos.au.2021.2. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Projetos