O Saber Técnico de Profissionais das Engenharias na Conformação do Urbano no Nordeste do Estado de São Paulo. Estudos de Caso: Cristais Paulista e Orlândia

Autores

  • Ivone Salgado
  • Dirceu Piccinato Junior

Palavras-chave:

Engineering education, Urban planning, Urban design, History of civil Engineering, Formación de ingenieros, , Planificación urbana, diseño urbano, la historia de la ingeniería civil, Ensino de engenharia, Plano urbano, Traçado urbano, História da En

Resumo

O presente artigo procura discutir a nova escala do saber e da práxis sobre o urbano no final do século XIX, pautada pelos conhecimentos sistemáticos e marcada pelo progresso técnico. Objetivamos chamar a atenção sobre as formações profissionais, no Brasil, que permitiram a engenheiros oriundos de escolas diversas a aquisição de saberes técnicos relativos ao planejamento e ao ordenamento do espaço urbano. As cidades de Cristais Paulista e Orlândia, localizadas no interior do nordeste do Estado de São Paulo, são apresentadas como estudos de caso. A consolidação do saber sobre o urbano na formação dos engenheiros de origens acadêmicas diversas e autores dos projetos dessas cidades é avaliada no decorrer do texto. Examinaremos a estrutura urbana delineada nesses núcleos e o programa de ensino empregado nas instituições de origem dos profissionais responsáveis pelos planos urbanos dessas cidades: Luiz Rodrigues Nunes, formado na Imperial Escola Agrícola, em São Bento das Lages, no Estado da Bahia, em 1896, autor do traçado urbano de Cristais Paulista; e Luiz de Mello Marques, formado no curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica do Rio de Janeiro, no final do século XIX, autor do traçado urbano de Orlândia.

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Publicado

2012-05-30

Como Citar

SALGADO, I.; PICCINATO JUNIOR, D. O Saber Técnico de Profissionais das Engenharias na Conformação do Urbano no Nordeste do Estado de São Paulo. Estudos de Caso: Cristais Paulista e Orlândia. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 19, 2012. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/6065. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos