O Saber Técnico de Profissionais das Engenharias na Conformação do Urbano no Nordeste do Estado de São Paulo. Estudos de Caso: Cristais Paulista e Orlândia

Autores

  • Ivone Salgado
  • Dirceu Piccinato Junior

Palavras-chave:

Engineering education, Urban planning, Urban design, History of civil Engineering, Formación de ingenieros, , Planificación urbana, diseño urbano, la historia de la ingeniería civil, Ensino de engenharia, Plano urbano, Traçado urbano, História da En

Resumo

O presente artigo procura discutir a nova escala do saber e da práxis sobre o urbano no final do século XIX, pautada pelos conhecimentos sistemáticos e marcada pelo progresso técnico. Objetivamos chamar a atenção sobre as formações profissionais, no Brasil, que permitiram a engenheiros oriundos de escolas diversas a aquisição de saberes técnicos relativos ao planejamento e ao ordenamento do espaço urbano. As cidades de Cristais Paulista e Orlândia, localizadas no interior do nordeste do Estado de São Paulo, são apresentadas como estudos de caso. A consolidação do saber sobre o urbano na formação dos engenheiros de origens acadêmicas diversas e autores dos projetos dessas cidades é avaliada no decorrer do texto. Examinaremos a estrutura urbana delineada nesses núcleos e o programa de ensino empregado nas instituições de origem dos profissionais responsáveis pelos planos urbanos dessas cidades: Luiz Rodrigues Nunes, formado na Imperial Escola Agrícola, em São Bento das Lages, no Estado da Bahia, em 1896, autor do traçado urbano de Cristais Paulista; e Luiz de Mello Marques, formado no curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica do Rio de Janeiro, no final do século XIX, autor do traçado urbano de Orlândia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-05-30

Como Citar

SALGADO, I.; PICCINATO JUNIOR, D. O Saber Técnico de Profissionais das Engenharias na Conformação do Urbano no Nordeste do Estado de São Paulo. Estudos de Caso: Cristais Paulista e Orlândia. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 19, 2012. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/6065. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos