O Saber Técnico de Profissionais das Engenharias na Conformação do Urbano no Nordeste do Estado de São Paulo. Estudos de Caso: Cristais Paulista e Orlândia
Palavras-chave:
Engineering education, Urban planning, Urban design, History of civil Engineering, Formación de ingenieros, , Planificación urbana, diseño urbano, la historia de la ingeniería civil, Ensino de engenharia, Plano urbano, Traçado urbano, História da EnResumo
O presente artigo procura discutir a nova escala do saber e da práxis sobre o urbano no final do século XIX, pautada pelos conhecimentos sistemáticos e marcada pelo progresso técnico. Objetivamos chamar a atenção sobre as formações profissionais, no Brasil, que permitiram a engenheiros oriundos de escolas diversas a aquisição de saberes técnicos relativos ao planejamento e ao ordenamento do espaço urbano. As cidades de Cristais Paulista e Orlândia, localizadas no interior do nordeste do Estado de São Paulo, são apresentadas como estudos de caso. A consolidação do saber sobre o urbano na formação dos engenheiros de origens acadêmicas diversas e autores dos projetos dessas cidades é avaliada no decorrer do texto. Examinaremos a estrutura urbana delineada nesses núcleos e o programa de ensino empregado nas instituições de origem dos profissionais responsáveis pelos planos urbanos dessas cidades: Luiz Rodrigues Nunes, formado na Imperial Escola Agrícola, em São Bento das Lages, no Estado da Bahia, em 1896, autor do traçado urbano de Cristais Paulista; e Luiz de Mello Marques, formado no curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica do Rio de Janeiro, no final do século XIX, autor do traçado urbano de Orlândia.Downloads
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