Configuração Urbana da Vila de Itu no Contexto da Produção Açucareira

Autores

  • Iara Fioravanti Sampaio Pontificea Universidade Católica de Campinas
  • Ivone Salgado Pontificea Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

População Urbana, Configuração Urbana, Itu.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a configuração urbana da vila de Itu na passagem do século XVIII para o XIX, através do estudo da dinâmica populacional da vila, procurando evidenciar o crescimento do núcleo urbano. O método de análise adotado parte da base documental do Arquivo Público do Estado de São Paulo, os Maços de População, que a partir do governo do Morgado de Mateus da capitania de São Paulo (1765-1775), são elaborados no contexto de adoção de uma política de povoamento para a capitania. Para esta análise foram escolhidos os Maços de População de 1796, 1807, 1818 e 1830.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iara Fioravanti Sampaio, Pontificea Universidade Católica de Campinas

Arquiteta e Urbanista pela PUC Campinas, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da PUC Campinas,  bolsista CAPES.

Ivone Salgado, Pontificea Universidade Católica de Campinas

Arquiteta e Urbanista pela Universidade de São Paulo – SP; Doutora em Urbanismo pelo Institut d’Urbanisme de Paris – Université de Paris XII; Professora Titular da PUC-Campinas junto ao POSURB e à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Downloads

Publicado

2016-02-14

Como Citar

SAMPAIO, I. F.; SALGADO, I. Configuração Urbana da Vila de Itu no Contexto da Produção Açucareira. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 31, 2016. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/2015.2.Sampaio. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos