Washington Luís Pereira de Sousa e a Ordenação do Espaço Urbano da cidade de Batatais/SP – O Código de Posturas de 1894

Autores

  • Dirceu Piccinato Junior IMED - Faculdade Meridional.

Palavras-chave:

Legislação Urbana, Código de Posturas, Washington Luís, Espaço Urbano, Batatais

Resumo

A partir dos anos de 1870, a cultura do café assume a condição de principal lavoura na cidade de Batatais, localizada no interior do estado de São Paulo. Tal contexto ocasionou um significativo impulso econômico, social, político e cultural, especialmente a partir do ano de 1886, com a chegada dos trilhos da Cia. Mogiana de Estradas de Ferro na cidade. As condições urbanas eram modestas para a época e, com o impacto do complexo cafeeiro, a situação se agravou: ruas sujas, buracos, ausência de calçamento, problemas de higiene, esgoto correndo a céu aberto tornaram-se alvos de críticas constantes. Em meio a esse conflito, surge, no início de 1892, a figura de Washington Luís Pereira de Sousa, bacharel formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Sob tal conjuntura, o presente artigo tem o objetivo de analisar e discutir a formação e atuação do “bacharel urbanista” Washington Luís por meio do Código de Posturas elaborado por ele em 1894 para a cidade de Batatais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dirceu Piccinato Junior, IMED - Faculdade Meridional.

Professor Doutor em Urbanismo junto ao Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Meridional - IMED, Passo Fundo/RS.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-02-11

Como Citar

PICCINATO JUNIOR, D. Washington Luís Pereira de Sousa e a Ordenação do Espaço Urbano da cidade de Batatais/SP – O Código de Posturas de 1894. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 14, 2019. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/2018.2.Piccinato. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Cidades e Núcleos Urbanos