Considerações para a "Cultura de Projeto"
Palavras-chave:
Cultura de projeto, Tecnologias digitais, Pesquisa acadêmicaResumo
O artigo propõe questões sobre as quais se aspira refletir para a atualização da "cultura de projeto". Discute como as novas tecnologias digitais avançaram em processos de modelagens, simulações, prototipagens e fabricação digital nas últimas duas décadas, e alerta para que seus benefícios e limitações sejam estudados de forma crítica, uma vez que não são soluções, mas sim meios de produção do projeto. Pondera sobre algumas características da pesquisa acadêmica fundamentada - ao menos parcialmente - na prática projetual, a partir do estabelecimento de dois indicadores de apreciação da investigação nessa área: o indicador histórico/historiográfico - de natureza textual - e o indicador projetual - de natureza imagética. Sugere pensar a educação a partir da experiência e evidencia que a relação Teoria-Prática é inerente ao obrar do projeto que, enquanto produção de um saber disciplinar, demanda uma abordagem necessariamente interdisciplinar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.