A construção do “vazio”
uma experiência ancorada na teoria da aprendizagem significativa
DOI:
https://doi.org/10.5935/cadernospos.v24n2p15-31Palavras-chave:
Espaço público; Aprendizagem significativa; Desenho urbano; Vazio urbano; Interstício.Resumo
Este artigo procura estabelecer relações observadas entre a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (1968) e a trajetoria do Ateliê de Projeto ocorrido na sexta etapa da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie. O conceito definido como “subsunçor” ou “ideia âncora”, presente na teoria mencionada, é associado à construção do “vazio” e do espaço público como sendo os elementos articuladores mais relevantes dentre os utilizados na condução didática do exercício. Dividido em três partes, o texto apresenta inicialmente a trajetória recente das transformações ocorridas no exercício acadêmico em questão, destacando como principal ponto de inflexão a consumação do espaço não construído como delineador principal do encaminhamento dos raciocínios e enunciados, em detrimento do edifício como objeto isolado. Em seguida, são apresentadas as teorias e conceitos presentes na obra de Ausubel, além das possibilidades didáticas trazidas por essa associação de teoria, conceito e exercício acadêmico aplicado. Entende-se, neste momento, que há uma relação de conhecimentos prévios tanto docentes quanto discentes que podem ser unificados, revigorando a relação didática entre as partes. Ao final, será apresentada uma análise gráfica de alguns trabalhos discentes produzidos recentemente, o que procura ilustrar o raciocínio exposto, assim como a qualidade dos resultados obtidos.
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