Escalabilidade de Inovações Sociais: Uma Meta-Síntese

Autores

  • Rodrigo Luiz Morais-da-Silva Universidade Federal do Paraná
  • Adriana Roseli Wünsch Takahashi Universidade Federal do Paraná
  • Andrea Paula Segatto Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Inovação social. Escalabilidade. Ampliação. Meta-síntese. Criação de valor social.

Resumo

Objetivo: Este artigo tem o objetivo de analisar como características levantadas em estudos de caso realizados no âmbito da inovação social, a partir da metodologia de meta-síntese proposta por Hoon (2013), indicam fatores promotores de escalabilidade de inovação social”

Originalidade/Lacuna/Relevância/Implicações: O número de publicações sobre SI, embora crescente, ainda é restrito. Consequentemente, as pesquisas que se dedicam a compreender como ocorre o processo de escalabilidade de uma SI ainda são escassas, constituindo um gap de pesquisa.

Principais aspectos metodológicos: Para cumprir o objetivo desta pesquisa, foram seguidos os oito passos de meta-síntese propostos por Hoon (2013), que é um projeto de pesquisa exploratória-indutivo para a síntese de dados primários coletados por meio de estudos de caso cujo objetivo principal é a construção de teoria. Foram analisados 66 artigos identificados na base de dados Web of Science, sendo nove deles selecionados para integrarem a presente meta-síntese.

Síntese dos principais resultados: Os achados desta pesquisa podem ser sintetizados na proposta do conceito de “ambiente propício à escalabilidade de uma SI”, composto por características do ambiente interno, divididas entre aspectos do empreendedor e da organização, e por configurações do ambiente externo, mediadas (ou não) por uma organização-ponte.

Principais considerações/conclusões: Os resultados encontrados nesta pesquisa avançam a literatura de SI em dois pontos principais: a proposição do conceito de “ambiente propício à escalabilidade de uma SI” e ao chamar atenção para o campo de estudos sobre os fatores promotores da continuidade e crescimento de uma SI. Quanto às contribuições práticas, os resultados da pesquisa podem auxiliar gestores de inovações sociais na etapa de ampliação da sua atuação, sugerindo alguns elementos a serem considerados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Luiz Morais-da-Silva, Universidade Federal do Paraná

Discente do Programa de Doutorado em Administração da Universidade Federal do Paraná - linha de pesquisa em Inovação e Tecnologia. Mestre em Administração (2015) e Especialista em Contabilidade e finanças (2013) pela Universidade Federal do Paraná. Graduado em Administração pela FAE Centro Universitário (2010). Possui como principais interesses de pesquisa: inovação social, empreendedorismo social, relações interorganizacionais, alianças, base da pirâmide (BoP) e sustentabilidade.

Adriana Roseli Wünsch Takahashi, Universidade Federal do Paraná

Professora associada da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua nos cursos de Doutorado, Mestrado e Graduação em Administração. Possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Doutorado em Administração na Universidade de São Paulo (USP), com doutorado sanduíche na Lancaster University (Inglaterra). Realizou Estágio Pós-Doutoral na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atua nos seguintes temas: Estratégia e Análise Organizacional; Aprendizagem Organizacional, Capacidades Dinâmica; Competências Organizacionais e Ensino e Pesquisa em Administração.

Andrea Paula Segatto, Universidade Federal do Paraná

Professora associada no curso de Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua nos cursos de Doutorado, Mestrado e Graduação em Administração. Possui doutorado (2001) e mestrado (1996) em Administração pela Universidade de São Paulo e graduação em Administração (1991) e em Ciências Econômicas (1990) pela Universidade Federal de Uberlândia. Realizou Estágio Pós-doutoral na Universidade de São Paulo (USP). Desenvolve pesquisas em Administração, na área de Gestão da Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Alianças, cooperações e parcerias tecnológicas, tecnologias e inovações sociais e transferência de tecnologia

Downloads

Publicado

2017-01-18