Escalabilidade de Inovações Sociais: Uma Meta-Síntese

Rodrigo Luiz Morais-da-Silva, Adriana Roseli Wünsch Takahashi, Andrea Paula Segatto

Resumo


Objetivo: Este artigo tem o objetivo de analisar como características levantadas em estudos de caso realizados no âmbito da inovação social, a partir da metodologia de meta-síntese proposta por Hoon (2013), indicam fatores promotores de escalabilidade de inovação social”

Originalidade/Lacuna/Relevância/Implicações: O número de publicações sobre SI, embora crescente, ainda é restrito. Consequentemente, as pesquisas que se dedicam a compreender como ocorre o processo de escalabilidade de uma SI ainda são escassas, constituindo um gap de pesquisa.

Principais aspectos metodológicos: Para cumprir o objetivo desta pesquisa, foram seguidos os oito passos de meta-síntese propostos por Hoon (2013), que é um projeto de pesquisa exploratória-indutivo para a síntese de dados primários coletados por meio de estudos de caso cujo objetivo principal é a construção de teoria. Foram analisados 66 artigos identificados na base de dados Web of Science, sendo nove deles selecionados para integrarem a presente meta-síntese.

Síntese dos principais resultados: Os achados desta pesquisa podem ser sintetizados na proposta do conceito de “ambiente propício à escalabilidade de uma SI”, composto por características do ambiente interno, divididas entre aspectos do empreendedor e da organização, e por configurações do ambiente externo, mediadas (ou não) por uma organização-ponte.

Principais considerações/conclusões: Os resultados encontrados nesta pesquisa avançam a literatura de SI em dois pontos principais: a proposição do conceito de “ambiente propício à escalabilidade de uma SI” e ao chamar atenção para o campo de estudos sobre os fatores promotores da continuidade e crescimento de uma SI. Quanto às contribuições práticas, os resultados da pesquisa podem auxiliar gestores de inovações sociais na etapa de ampliação da sua atuação, sugerindo alguns elementos a serem considerados.


Palavras-chave


Inovação social. Escalabilidade. Ampliação. Meta-síntese. Criação de valor social.

Texto completo:

PDF (English)