Liderança Ética, Relacionamento Líder-Seguidor e Desempenho: Um Estudo em uma Empresa de Telecomunicações

Autores

  • Jeane Rodrigues Lucena Niemeyer Universidade Federal Fluminense
  • Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte

Palavras-chave:

Liderança ética. LMX. Desempenho individual. Comprometimento com a meta. Cidadania organizacional.

Resumo

Objetivo: Analisar a influência da liderança ética sobre o relacionamento líder-liderados e suas consequências para o desempenho individual, comprometimento com metas de trabalho e cidadania organizacional.

Originalidade/Lacuna/Relevância/Implicações: Apesar da ética na liderança ser, em tese, propulsora de consequências positivas no contexto do trabalho, sua associação com o desempenho e atitudes relevantes no ambiente empresarial, como o comprometimento com metas, ainda não foi evidenciada empiricamente. A presente pesquisa contribui para o preenchimento dessa lacuna, permitindo avançar o conhecimento sobre ética e liderança no Brasil.

Principais aspectos metodológicos: A pesquisa foi realizada em uma empresa multinacional de telecomunicações, com uma amostra de 161 vendedores de lojas e 15 gerentes responsáveis por unidades de vendas localizadas na cidade do Rio de Janeiro. A análise estatística dos dados contou com o auxílio do software SPSS, através do qual foram realizadas regressões múltiplas entre as variáveis estudadas.

Síntese dos principais resultados: Os resultados corroboram as proposições sobre os benefícios da liderança ética, tendo sido observada uma associação entre a ética do líder, a qualidade do relacionamento estabelecido com seus subordinados e o desempenho no trabalho.

Principais considerações/conclusões: A pesquisa sugere que a ética na atuação dos líderes parece ter implicações positivas sobre a produtividade no trabalho, através da construção de um melhor relacionamento com seus subordinados. É possível recomendar ações específicas em programas de desenvolvimento de lideranças, a fim de potencializar o debate sobre dilemas éticos, condutas e modelos de atuação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeane Rodrigues Lucena Niemeyer, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Administração de empresas pela PUC, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro com ênfase em Comportamento organizacional. É professora substituta da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense (UFF). Seus principais interesses de pesquisa são: desenvolvimento de liderança, significado do trabalho, comprometimento e desempenho individual.

Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte

Doutora em Administração, com ênfase em Comportamento Organizacional pela Virginia Commonwealth University. Professora de Administração e Liderança da PUC (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro). Tem como interesses de pesquisa: liderança, cidadania e desempenho nas organizações; implicações da diversidade sobre a cooperação no trabalho; bem estar no trabalho.

Downloads

Publicado

2016-04-20

Edição

Seção

Gestão Humana e Social