Liderança Ética, Relacionamento Líder-Seguidor e Desempenho: Um Estudo em uma Empresa de Telecomunicações
Palavras-chave:
Liderança ética. LMX. Desempenho individual. Comprometimento com a meta. Cidadania organizacional.Resumo
Objetivo: Analisar a influência da liderança ética sobre o relacionamento líder-liderados e suas consequências para o desempenho individual, comprometimento com metas de trabalho e cidadania organizacional.
Originalidade/Lacuna/Relevância/Implicações: Apesar da ética na liderança ser, em tese, propulsora de consequências positivas no contexto do trabalho, sua associação com o desempenho e atitudes relevantes no ambiente empresarial, como o comprometimento com metas, ainda não foi evidenciada empiricamente. A presente pesquisa contribui para o preenchimento dessa lacuna, permitindo avançar o conhecimento sobre ética e liderança no Brasil.
Principais aspectos metodológicos: A pesquisa foi realizada em uma empresa multinacional de telecomunicações, com uma amostra de 161 vendedores de lojas e 15 gerentes responsáveis por unidades de vendas localizadas na cidade do Rio de Janeiro. A análise estatística dos dados contou com o auxílio do software SPSS, através do qual foram realizadas regressões múltiplas entre as variáveis estudadas.
Síntese dos principais resultados: Os resultados corroboram as proposições sobre os benefícios da liderança ética, tendo sido observada uma associação entre a ética do líder, a qualidade do relacionamento estabelecido com seus subordinados e o desempenho no trabalho.
Principais considerações/conclusões: A pesquisa sugere que a ética na atuação dos líderes parece ter implicações positivas sobre a produtividade no trabalho, através da construção de um melhor relacionamento com seus subordinados. É possível recomendar ações específicas em programas de desenvolvimento de lideranças, a fim de potencializar o debate sobre dilemas éticos, condutas e modelos de atuação.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a RAM endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.
4. A RAM poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.