Elaboração do Mapa de Recursos: Processo de Apoio ao Planejamento de um Novo Negócio de Internet
Palavras-chave:
Visão Baseada em Recursos. Dinâmica de Sistemas. Mapa de Recursos. Recursos Estratégicos. Negócio Nascente.Resumo
O artigo tem como objetivo apresentar a aplicação de um método de elaboração do Mapa de Recursos para apoiar o planejamento de um novo negócio baseado na internet a partir da percepção do seu empreendedor. O mapa de recursos resultante é uma representação visual das inter-relações entre os recursos estratégicos, assim caracterizados em função dos pressupostos teóricos da Visão Baseada em Recursos (VBR), bem como da Dinâmica de Sistemas, que caracteriza tais representações por enlaces de feedback, fluxos e acumulações, responsáveis por comportamentos de aspectos sistêmicos como o desempenho organizacional. Em relação a metodologia, a pesquisa se caracteriza como exploratória descritiva, subtipo estudo de caso e para a coleta de dados foram utilizados questionários e entrevistas com o empreendedor responsável pelo negócio. O método da elaboração do mapa ocorreu em algumas etapas como levantamento e seleção dos recursos estratégicos da empresa, definição dos fluxos de acúmulo dos recursos e os relacionamentos entre eles, identificação das políticas de desenvolvimento dos recursos, incorporação de variáveis financeiras e identificação das capacidades responsáveis pelo desenvolvimento do negócio. Como resultados da pesquisa, obteve-se a identificação e classificação dos recursos estratégicos da organização e como esses recursos se inter-relacionam e impactam no seu desempenho. A originalidade do trabalho se justifica pela construção do mapa de recursos em uma empresa nascente, auxiliando o empreendedor a identificar e explorar os recursos estratégicos iniciais e como a tomada de decisão por parte do empreendedor pode impactar no desempenho da empresa. Como contribuição, o processo de elaboração do mapa, através de uma representação visual não linear dos recursos estratégicos, a partir do modelo mental do empreendedor, mostrou-se como um processo de aprendizado e reflexão sobre aspectos do negócio ainda não vivenciados, mas expostos a uma lógica de verificação da consistência do equilíbrio do sistema de recursos idealizado para gerar vantagem competitiva sustentável.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
- Figura 1 - Processo da Pesquisa
- Figura 2 - Papel dos Atores
- Figura 3 - Fluxos e Estoques dos Recursos
- Figura 4 - Interrelacionamento entre Clientes e Capacidades
- Figura 5 - Enlace de Reforço R1
- Figura 6 - Mapa de Recursos
- Figura 3 JPG
- Figura 4 JPG
- Figura 5 JPG
- Figura 6 JPG
- Tabela 1
- Tabela 2
- Tabela 3
Publicado
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a RAM endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.
4. A RAM poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.