Elaboração do Mapa de Recursos: Processo de Apoio ao Planejamento de um Novo Negócio de Internet

  • Josué Vitor de Medeiros Júnior Departamento de Ciências Administrativas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Miguel Eduardo Moreno Añez Departamento de Ciências Administrativas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Manoel Veras de Sousa Neto Departamento de Ciências Administrativas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marcelo Hugo de Medeiros Bezerra Departamento de Ciências Administrativas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Visão Baseada em Recursos. Dinâmica de Sistemas. Mapa de Recursos. Recursos Estratégicos. Negócio Nascente.

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar a aplicação de um método de elaboração do Mapa de Recursos para apoiar o planejamento de um novo negócio baseado na internet a partir da percepção do seu empreendedor. O mapa de recursos resultante é uma representação visual das inter-relações entre os recursos estratégicos, assim caracterizados em função dos pressupostos teóricos da Visão Baseada em Recursos (VBR), bem como da Dinâmica de Sistemas, que caracteriza tais representações por enlaces de feedback, fluxos e acumulações, responsáveis por comportamentos de aspectos sistêmicos como o desempenho organizacional. Em relação a metodologia, a pesquisa se caracteriza como exploratória descritiva, subtipo estudo de caso e para a coleta de dados foram utilizados questionários e entrevistas com o empreendedor responsável pelo negócio. O método da elaboração do mapa ocorreu em algumas etapas como levantamento e seleção dos recursos estratégicos da empresa, definição dos fluxos de acúmulo dos recursos e os relacionamentos entre eles, identificação das políticas de desenvolvimento dos recursos, incorporação de variáveis financeiras e identificação das capacidades responsáveis pelo desenvolvimento do negócio. Como resultados da pesquisa, obteve-se a identificação e classificação dos recursos estratégicos da organização e como esses recursos se inter-relacionam e impactam no seu desempenho. A originalidade do trabalho se justifica pela construção do mapa de recursos em uma empresa nascente, auxiliando o empreendedor a identificar e explorar os recursos estratégicos iniciais e como a tomada de decisão por parte do empreendedor pode impactar no desempenho da empresa. Como contribuição, o processo de elaboração do mapa, através de uma representação visual não linear dos recursos estratégicos, a partir do modelo mental do empreendedor, mostrou-se como um processo de aprendizado e reflexão sobre aspectos do negócio ainda não vivenciados, mas expostos a uma lógica de verificação da consistência do equilíbrio do sistema de recursos idealizado para gerar vantagem competitiva sustentável.

Biografia do Autor

Josué Vitor de Medeiros Júnior, Departamento de Ciências Administrativas Universidade Federal do Rio Grande do Norte

O Prof. Josué Vitor de Medeiros Júnior é doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É professor assistente da UFRN, Departamento de Ciências Administrativas. Possui interesses nas áreas de Estratégia em empresas nascentes; Dinâmica de Sistemas e Gestão da Tecnologia da Informação.

Miguel Eduardo Moreno Añez, Departamento de Ciências Administrativas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Miguel Eduardo M. Añez é Professor Titular pelo Departamento de Administração da UFRN e Pós-Doutor em Administração Internacional pelo Centro Detudes em Administration Internacionale da Ècole Des Hautes Ètudes Commerciles (HEC), Universite de Montréal, (Canadá). É Doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo. Interessado nas áreas de Estudos Organizaconais, Estratégia e Negócios Internacionais.
Manoel Veras de Sousa Neto, Departamento de Ciências Administrativas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (1983), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1985) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - USP (2001). Atualmente é professor associado da UFRN atuando na área de Administração, com ênfase em Tecnologia da Informação. Faz parte dos grupos de pesquisa registrados no CNPQ : Grupo de Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão Institucional e Políticas Públicas. Coordena as especializações Gestão Estratégica de Negócios , Gestão da Tecnologia da Informação e Arquitetura de Nuvem na UFRN. É autor de cerca de oitenta artigos acadêmicos e de vários livros na área de Tecnologia da Informação com foco em Capacitação Profissional.
Marcelo Hugo de Medeiros Bezerra, Departamento de Ciências Administrativas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Graduando em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq , interessado nas áreas de Estratégia Organizacional, Inovação em Startups e Empreendedorismo.
Publicado
2015-11-03
Seção
Recursos e Desenvolvimento Empresarial