O praticante de bullying à luz de Freud

Autores

  • Monica Cossalter Mackenzie

Palavras-chave:

bullying, agressão, violência, psicanálise, Princípio do Prazer.

Resumo

Este artigo pretende avaliar de que modo a construção do conhecimento e a formação psíquica se dão nas vítimas do bullying, de forma a justificar a “cristalização” de uma autoimagem negativa, e de como essa autoimagem sustenta a posição de oprimido nesta relação de poder desigual em que ambos se alimentam: agressor e agredido. Para tal fim, abordaremos aspectos relevantes das teorias de Piaget e Paulo Freire, para, enfim, focalizar o perfil do praticante de bullying sob a luz da teoria do Princípio do Prazer, de Sigmund Freud.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica Cossalter, Mackenzie

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura e graduada em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Tradutora espanhol-português.

Downloads

Publicado

2013-04-11

Como Citar

Cossalter, M. (2013). O praticante de bullying à luz de Freud. Revista Trama Interdisciplinar, 3(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/5426

Edição

Seção

Artigos