O praticante de bullying à luz de Freud

Authors

  • Monica Cossalter Mackenzie

Keywords:

bullying, agressão, violência, psicanálise, Princípio do Prazer.

Abstract

Este artigo pretende avaliar de que modo a construção do conhecimento e a formação psíquica se dão nas vítimas do bullying, de forma a justificar a “cristalização” de uma autoimagem negativa, e de como essa autoimagem sustenta a posição de oprimido nesta relação de poder desigual em que ambos se alimentam: agressor e agredido. Para tal fim, abordaremos aspectos relevantes das teorias de Piaget e Paulo Freire, para, enfim, focalizar o perfil do praticante de bullying sob a luz da teoria do Princípio do Prazer, de Sigmund Freud.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Monica Cossalter, Mackenzie

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura e graduada em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Tradutora espanhol-português.

Published

2013-04-11

How to Cite

Cossalter, M. (2013). O praticante de bullying à luz de Freud. Revista Trama Interdisciplinar, 3(2). Retrieved from http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/5426

Issue

Section

Artigos