O praticante de bullying à luz de Freud
Keywords:
bullying, agressão, violência, psicanálise, Princípio do Prazer.Abstract
Este artigo pretende avaliar de que modo a construção do conhecimento e a formação psíquica se dão nas vítimas do bullying, de forma a justificar a “cristalização” de uma autoimagem negativa, e de como essa autoimagem sustenta a posição de oprimido nesta relação de poder desigual em que ambos se alimentam: agressor e agredido. Para tal fim, abordaremos aspectos relevantes das teorias de Piaget e Paulo Freire, para, enfim, focalizar o perfil do praticante de bullying sob a luz da teoria do Princípio do Prazer, de Sigmund Freud.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.