O praticante de bullying à luz de Freud

Autores/as

  • Monica Cossalter Mackenzie

Palabras clave:

bullying, agressão, violência, psicanálise, Princípio do Prazer.

Resumen

Este artigo pretende avaliar de que modo a construção do conhecimento e a formação psíquica se dão nas vítimas do bullying, de forma a justificar a “cristalização” de uma autoimagem negativa, e de como essa autoimagem sustenta a posição de oprimido nesta relação de poder desigual em que ambos se alimentam: agressor e agredido. Para tal fim, abordaremos aspectos relevantes das teorias de Piaget e Paulo Freire, para, enfim, focalizar o perfil do praticante de bullying sob a luz da teoria do Princípio do Prazer, de Sigmund Freud.

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Biografía del autor/a

Monica Cossalter, Mackenzie

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura e graduada em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Tradutora espanhol-português.

Publicado

2013-04-11

Cómo citar

Cossalter, M. (2013). O praticante de bullying à luz de Freud. Revista Trama Interdisciplinar, 3(2). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/5426

Número

Sección

Artigos