O ateliê como espaço interdisciplinar no ambiente acadêmico

Autores

  • Regina Lara Silveira Mello PPG-Eduacação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie https://orcid.org/
  • Teresa Almeida Pós-doutora e pesquisadora na Universidade Nova de Lisboa (UNL).

Palavras-chave:

criatividade; interdisciplinaridade; ateliê em universidade; arte em vidro; cultura material.

Resumo

O ateliê artístico é um lugar que estimula a expansão de ideias e o desenvolvimento de linguagens, promove a realização de produção criativa e inovadora a qual chamamos Arte. É um espaço essencialmente interdisciplinar que une teoria e prática, pensamento e gestualidade. Neste artigo apresentam-se reflexões sobre a experiência vivida em dois diferentes ateliês, especialmente dedicados a criação de obras realizadas com o material vidro, na Universidade Presbiteriana Mackenzie e na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, ambos coordenados por professoras-artistas, Regina Lara no Brasil e Teresa Almeida em Portugal. Como espaço inserido na universidade, os ateliês recebem alunos para aulas dos cursos de arte e design da graduação e da pós-graduação, bem como desenvolvem-se projetos de extensão. A aula pratica ministrada em ateliê baseia-se no princípio de que a experiência assistida por uma reflexão específica gera um processo criativo consciente, essencial à formação artistas e designers. Nestes ateliês os alunos são levados a compreender as propriedades físicas e estéticas do vidro, em plasticidades e diálogos expressivos com outros materiais através da experimentação de meios de transformação da matéria. São analisados aspectos relevantes do processo criativo, rotinas, inspirações, experiências selecionadas entre exercícios propostos e ambiente de ateliê, especialmente aqueles instalados em universidades que facilitam o surgimento de pesquisas interdisciplinares, ampliando positivamente o seu campo de atuação.

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

Lara Silveira Mello, R., & Almeida , T. (2022). O ateliê como espaço interdisciplinar no ambiente acadêmico. Revista Trama Interdisciplinar, 13(2), 29–49. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/15158